Foto: Rede Salesiana Brasil 

Chega ao fim o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América

Na tarde desta sexta-feira (13), em Aparecida do Norte (SP), chegou ao fim o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB). O evento contou com o tema “Sonhando em Rede” para nortear as ações dos cinco dias.

As atividades foram iniciadas com um momento de oração protagonizado pela Inspetoria Argentina Sul (ARS), a qual dedicou uma atenção especial ao tema das juventudes em situação de dependência tóxica.

O dia foi dedicando às conclusões e compromissos para o Manifesto, documento criado a partir das contribuições dos participantes do evento que, durante os cinco dias do Encontro, puderam refletir sobre as realidades das juventudes no continente americano. Como resultado, foram firmados compromissos e ações de acordo com as mesas temáticas trabalhadas, mas principalmente compromissos firmados entre RASS e RSB, voltados à ação conjunta das Redes para uma melhoria constante dos serviços prestados pela Ação Social Salesiana às juventudes do continente.  

Num mundo marcado por profundas desigualdades, conflitos e crises sociais, a Rede Salesiana Brasil (RSB) e a Rede América Social Salesiana (RASS), reafirmam seu compromisso inabalável de trabalhar pela justiça, pela integração e pela promoção dos Direitos Humanos. Através do trabalho em áreas como a mobilidade humana, a empregabilidade dos jovens, a luta contra as dependências e o cuidado das crianças de rua, RSB e RASS dedicam seus melhores esforços para contribuir com a transformação da vida das pessoas mais vulneráveis e marginalizadas. Através de programas abrangentes e redes de apoio, é promovida a inclusão social que coloca o indivíduo no centro das ações, construindo pontes para um futuro de dignidade, respeito e oportunidades.

Celebrada pelo Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García, contando com as Inspetorias Salesianas do Estados Unidos – Leste (SUE) e Estados Unidos – Oeste (SUO) para a liturgia, a missa de envio encerrou o encontro e abençoou os participantes para que sejam multiplicadores, em suas localidades, dos conhecimentos adquiridos durante o evento.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil 

Participantes do Encontro Continental visitam a réplica da Casa de Dom Bosco

Chegando ao seu quarto dia, o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), de 09 a 13 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), promoveu um dia de ricos resultados para seus participantes.

Iniciando a manhã com uma oração voltada aos jovens indígenas, a Inspetoria da Bolívia (BOL) fez memória do trabalho salesiano de preservação e respeito às tradições, bem como de luta pela garantia de direitos dos povos indígenas no continente.

O primeiro bloco de atividades do dia trouxe uma visão global da gestão de recursos das obras sociais, levando em consideração a sustentabilidade econômica das presenças. O momento contou com a apresentação de Boas Práticas executadas nas obras sociais salesianas, abrangendo um contexto mais mundial. Representando a Espanha, Jota Llorente apresentou o projeto “Plataformas Sociales Salesianas”; representando a Itália, Francesco Preite apresentou o projeto “Salesiani Per Il Sociale”; representando o Sul da Ásia, Joseph Prabú apresentou o projeto “DB Young at Risk Social Forum”; e representando as Antilhas, Pe. Ysidro Ramírez e Marlon Herrera Rodríguez apresentaram o projeto “Meninos e Meninas com Dom Bosco”. 

Os formadores da Ação Social da RSB, Eduardo Batista e Cinthia Kirchner, representando o Brasil, apresentaram o Pró-Rede, uma inciativa que busca instrumentalizar as obras sociais para promover autonomia e eficiência financeira, consistência na gestão e impulsionamento na capacidade de entrega dos serviços tipicamente salesianos, caracterizado em um pacote de ações promovidas sistematicamente pela Diretoria Executiva da RSB. Conheça mais sobre o Pró-Rede clicando aqui.

“Estar em um evento desses, apresentando o Pró-Rede, primeiramente, chancela o trabalho em rede, porque pode servir como um modelo para as outras presenças aplicarem e contribui cada vez mais para a garantia e defesa dos diretos das juventudes em uma perspectiva mundial”, diz Eduardo. “É como uma forma de demonstrar o trabalho que é realizado pelas obras socias, sempre tendo em vista a sustentabilidade carismática junto com a sustentabilidade financeira. É importante mostrar que já iniciamos esse processo nas obras salesianas do Brasil e que é um projeto para ressignificar o modo de atuar das obras sociais nos territórios [...]. Hoje, o que é mais importante para a juventude é realmente escutar, então o Pró-Rede dá essa abertura para que as obras conheçam e reconheçam o território onde atuam”, completa Cinthia.

O segundo bloco de atividades do dia deu continuidade às discussões dos workshops iniciados na terça-feira (10), de onde serão retirados os compromissos assumidos pelos participantes para a construção do Manifesto do evento.

O período da tarde reservou uma atividade muito especial para os integrantes do Encontro Continental. Todos puderam visitar a réplica da Casa de Dom Bosco recém-inaugurada na obra social salesiana de Pindamonhangaba. O grupo foi recebido pelo Diretor da obra, Pe. Agnaldo Soares, que foi o guia das atividades. A visita proporcionou aos participantes conhecer a réplica da casa e seu interior repleto de história salesiana. 

A missa de encerramento do dia aconteceu na própria obra social, seguida de um jantar festivo que promoveu a troca cultural entre os presentes que levaram objetos representativos de seus países.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Fotos: Rede Salesiana Brasil

Visita ao Santuário de Aparecida marca 3º dia do Encontro Continental

O terceiro dia do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América trouxe muita “mão na massa” para os participantes. O evento, que é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), acontece de 09 a 13 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), e traz o tema “Sonhando em Rede”.

A Inspetoria Salesiana do Peru (PER) iniciou a manhã do terceiro dia com um momento de oração voltado para o tema das Casas de Acolhida, uma representação bastante fidedigna das obras sociais salesianas do continente que acolhem as juventudes e suas vulnerabilidades, para então apoiá-las e promover a transformação de vidas.

No primeiro bloco de atividades do dia, a Cooperadora para Missões Salesianas América, Lina Varón, trouxe ricas reflexões sobre projetos com enfoque baseado em direitos para jovens em situação de vulnerabilidade nas obras sociais salesianas, apoiando os participantes a responderem à pergunta tema da palestra: “Como construir projetos com enfoque baseado em direitos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?”. O momento contou participação ativa dos presentes por meio de ressonâncias e perguntas.

Logo após o intervalo, Patrícia Vieira, do Observatório Salesiano de Juventudes, trouxe uma abordagem sobre a pesquisa social para medir o impacto nas obras sociais, contando também muita participação e engajamento dos presentes com o tema “Como fazer pesquisas sociais para medir o impacto da ação salesiana?”. “A gente trabalha para garantir direitos que foram violados. Pensar uma ação transformadora requer reconhecer a realidade na qual atuamos, com quais jovens, suas características, anseios, sonhos e necessidades. Se eu não provo e não me preocupo com políticas públicas será que eu estou de fato cumprindo meu papel de educador social?”, diz Patrícia.

No período da tarde, os participantes do Encontro Continental fizeram uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localizado no Vale do Paraíba. Na região está o rio Paraíba, palco do aparecimento da imagem que deu origem à devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Conheça a história clicando aqui.

O dia foi finalizado com a Eucaristia celebrada no próprio Santuário.

Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Foto: Rede Salesiana Brasil 

Mesa Redonda e Workshops no 2º dia do Encontro Continental RASS e RSB

Lideranças das obras sociais salesianas da América se reúnem em Aparecida do Norte (SP), de 09 a 13 de setembro, sob a luz do tema “Sonhando em Rede”. Após um primeiro dia recheado de palestras, reflexões e partilhas sobre a Ação Social Salesiana no continente americano, o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América trouxe um segundo dia de muita ação e participação das juventudes.

A manhã começou com um momento de oração comandado pela Inspetoria México-Guadalajara (MEG) que trouxe uma atenção especial ao tema das “Pessoas em situação de Mobilidade Humana”, resgatando, por exemplo, a figura dos imigrantes que são forçados a deixar seus países por causa das guerras.

O primeiro bloco de atividades do dia trouxe uma Mesa Redonda sobre o tema “Realidades Juvenis – O que dizem os Jovens?”, trazendo um contraponto às palestras do dia anterior que abordaram os temas “Realidades Juvenis - O que diz a Congregação?”, com o Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; e “Realidades Juvenis da América - O que diz a academia?”, com o Prof. Dr. Maurício Perondi (conheça todos os detalhes do primeiro dia clicando aqui).

Abaixo, confira algumas falas dos jovens que participaram da Mesa Redonda:

Joice – “Não existe Joice sem a Rede Salesiana Brasil. Havia dias difíceis e foi na Rede Salesiana Brasil que encontrei um novo lar. A Rede Salesiana olha para você não apenas como uma estatística. Se eu não tivesse recebido essa bolsa durante 6 anos, não teria encontrado o meu propósito”.
 
Daiara – “Comecei a minha trajetória em uma obra social salesiana aos 8 anos. Quando estava perto de completar 17 anos, pensava em não deixar mais a obra. Iniciei um projeto social, prestei vestibular em uma universidade salesiana, me formei em psicologia e hoje sou educadora social. Sempre digo que caminhar junto com a Rede Salesiana é gratificante, pois eles nos acolhem, nos escutam e nos amam”.
 
Ricardo – “O meu chamado vocacional demorou. Deus falou e eu fingi que não ouvi. Sempre achei os salesianos pessoas engraçadas e inteligentes. Durante a pandemia, comecei a me questionar sobre muitas coisas e senti que queria estar perto dos salesianos. Fui fazer missão na periferia e, após isso, fui me sentindo chamado. Depois de vários encontros, segui o caminho da fé, refletindo sobre a vida e sobre o que eu realmente queria. Acredito nisso porque vivi e cresci nesse projeto”.

Após o intervalo, foram apresentadas algumas Boas Práticas sobre o que está sendo feito nas obras sociais, seguido de um workshop que dividiu os participantes em grupos separados pelos seguintes assuntos: “Mobilidade Humana”, “Empregabilidade Juvenil”, “Dependência Química e Consumo Abusivo de Substâncias Psicoativas”, “Trabalho Infantil e Situação de Rua”, “Trabalho em Rede em Nível Local”, “Violência Juvenil” e “Trabalho em Rede em Nível Internacional”. A proposta foi de promover um ambiente propício para a geração de perguntas, alternativas, sugestões e propostas, a partir dos critérios fundamentais: evangelização, associação e acompanhamento.
O terceiro e último bloco do dia, contou com as contribuições do Representante do Dicastério para a Pastoral Juvenil (Roma), Pe. Rafael Bejarano, que trouxe valiosas reflexões sobre o tema “Sustentabilidade carismática para atenção às realidades juvenis”, seguido de uma apresentação sobre o Bússola Social, plataforma adotada pela Rede Salesiana Brasil para apoiar as obras sociais salesianas do país no gerenciamento e potencialização dos impactos de seus projetos e atendimentos. A apresentação foi feita pelo Cofundador do Bússola, Aureo Giunco.

O dia foi encerrado com um missa celebrada pelo Pe. Francisco Sánchez, contando com a Inspetoria Salesiana do México-México (MEM) para a liturgia.

Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil

Foto: Divulgação

Conheça o Hino Oficial em celebração aos 25 anos da Rede América Social Salesiana

De 9 a 13 de setembro, a cidade de Aparecida do Norte (SP) recebe o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos, evento promovido pela Rede América Social Salesiana (RASS) e a Rede Salesiana Brasil (RSB). Com o tema “Sonhando em Rede”, o encontro tem um propósito de reflexão e formação dos participantes em prol dos trabalhos de ação social desenvolvidos pelas presenças salesianas do continente americano junto às juventudes locais, em especial aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social.

O evento celebra ainda os 25 anos da RASS e, para marcar este grande momento, foi lançado, em língua espanhola e língua portuguesa, o Hino “En Todos Lados / Em Toda Parte”. A jovem cantora Luz Karen, da Inspetoria Salesiana das Antilhas, faz parte do projeto que desenvolveu a canção e revela como foi a produção: “Estou muito emocionada ao compartilhar com vocês que, junto com Diego Melano, do Uruguai, e Jean Lopes, do Brasil, unimos as nossas vozes para criar o hino oficial do Encontro Continental que reúne as Obras e os Serviços Sociais Salesianos da América. Estamos muito felizes e animados para que vocês escutem essa canção que fizemos com todo o coração”. 

“A música ‘En todos lados’, ou em português ‘Em toda parte’, do cantor uruguaio Diego Melano, fala de pessoas que são capazes de olhar além de suas próprias vidas, pessoas que são capazes de enxergar o sofrimento do seu próximo e não passar adiante sem nada fazer. Essa música nos inspira a sermos cada vez melhores, a sermos mais gentis, humanos e nos ajuda, principalmente, a saber que seremos mais felizes se doarmos pelos um pouco do nosso tempo para quem realmente precisa [...]. Enfim, essa linda e animada canção nos convida a multiplicar essas pessoas, a chamar mais gente para que possamos estar en todos lados, em toda parte, cuidado dos mais necessitados e levando a mensagem de amor e esperança de Jesus Cristo, mas do jeito que Dom Bosco e Madre Mazzarello faziam, ao lado dos jovens e para os jovens”, diz o intérprete brasileiro do hino, Jean Lopes. “À oportunidade de conhecer outros artistas que, como eu, floresceram seus dons dentro do ambiente salesiano, o sentimento é de gratidão em poder retribuir com música tudo aquilo que aprendi e recebi das FMA e dos SDB”, conclui.

En Todos Lados / Em Toda Parte” conta com letra e a música de Diego Melano, produção de Agostin Ferreira e Adaptação para o português por Silvina Ambrossi y Andre Filipe.

Você pode acessar o Hino “En Todos Lados / Em Toda Parte” pelo canal oficial da Rede América Social Salesiana (RASS) no YouTube, pelo Spotify ou nas principais plataformas de streaming de música.

Escrito por Janaína Lima, com apoio de Jocasta Pimentel e Ana Cosenza

Foto: Rede Salesiana Brasil 

Começou o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América

Na manhã de hoje, segunda-feira (09), em Aparecida do Norte (SP), teve início o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América. O evento é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de incentivar o trabalho em rede de obras e serviços sociais salesianos para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão na América, com abordagem às realidades juvenis e à sustentabilidade carismática dos processos em resposta às suas necessidades, além de celebrar os 25 anos de atuação da RASS.

Os participantes do Encontro começaram a desembarcar em São Paulo no domingo (08), cheios de expectativas para o primeiro dia. A manhã teve início com um momento de oração que trouxe o tema “Trabalho em Rede”, seguido das falas de boas-vindas com o Pe.  Rafael Bejarano e as saudações iniciais que contaram com as palavras de acolhida do Conselheiro para a Região Interamérica, Pe. Hugo Orozco; do Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, Pe. Hector Gabriel Romero; do Conselho Mundial para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García; da Delegada das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Escritório de Direitos Humanos, em Genebra, Ir. Ir Sarah Garcia; e dos Referentes para a Ação Social Salesiana do Brasil, Ir. Adriana Gomes e Pe. Felipe Bauziére.

Em seguida, foram apresentadas as Redes (RASS e RSB) pelos seus respectivos Diretores, Pe. Alex Figueroa (RASS), Ir. Silvia Aparecida da Silva (RSB) e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior (RSB); e retomaram-se os acordos de Turim, surgidos do Congresso Internacional das Obras e Serviços Sociais Salesianos, ocorrido em outubro de 2022, em Turim, Roma.

Após o intervalo, Pe. Miguel Ángel García esteve à frente da primeira palestra do dia, trazendo reflexões sobre o tema “Realidades Juvenis - O que diz a Congregação?”. Após a palestra, Pe. Miguel compartilhou o seu desejo para as ações das obras sociais salesianas no continente: “Em primeiro lugar, que as Inspetorias sejam capazes de comunicar a importância de trabalhar com os jovens mais pobres [...]. Em segundo lugar, por mais sentido de pertencimento à Rede, de que estamos todos no mesmo barco, que temos projetos parecidos, dificuldades parecidas e um contexto mundial ao qual todos temos que escutar porque é muito desafiador. E em terceiro lugar é importante gerar aqui linhas concretas, operativas, reais, para que a Rede possa ter força. Tudo bem fazer análises, porém temos que colocar em prática”.

Já a segunda palestra aconteceu como uma continuação da primeira, trazendo as contribuições do Prof. Dr. Maurício Perondi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil, sobre o tema “Realidades Juvenis da América - O que diz a academia?”, lançando uma olhar mais acadêmico sobre as realidades juvenis, em comparação com o olhar mais congregacional das juventudes abordado pelo Pe. Miguel Ángel, permitindo a ampliação das percepções dos participantes sobre os atuais desafios das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do continente americano.

A missa de encerramento do dia foi celebrada pelo Pe. Juan Linares, contando com a Inspetoria Salesiana do Equador (ECU) para a Liturgia. A noite do primeiro dia trouxe ainda um momento de celebração dos 25 anos da Rede América Social Salesiana (RASS), recheado de trocas culturais e alegria salesiana.
O Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América acontece de 09 a 13 de setembro no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida do Norte (SP).

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil / Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB)

Foto: Divulgação

Vem aí o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América

De 09 a 13 de setembro, a cidade de Aparecida do Norte (SP) sediará o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América. O evento é realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB), com o objetivo de incentivar o trabalho em rede de obras e serviços sociais salesianos para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão na América, com abordagem às realidades juvenis e à sustentabilidade carismática dos processos em resposta às suas necessidades, além de celebrar os 25 anos de atuação da RASS.

“Queremos continuar a refletir sobre os processos que estamos a promover em cada uma das nossas redes [RASS e RSB] e, assim, também melhorar os nossos serviços, a nossa atenção a quem precisa de maior apoio, neste caso, os meninos e meninas mais vulneráveis do nosso continente”, diz o Diretor da RASS, Pe. Alex Figueroa.

Com o tema “Sonhando em Rede”, fazendo referência à celebração do bicentenário do famoso sonho dos 9 anos de Dom Bosco, o evento reunirá representantes da Ação Social Salesiana de todo o continente Americano para gerar processos de encontro e compromissos de trabalho conjunto entre a RASS e a RSB, em coordenação com outras redes continentais; compartilhar, como comunidade pastoral educativa das obras salesianas da América, espaços de reflexão, oração e espiritualidade salesiana, além de experiências significativas de obras sociais no continente. O evento busca ainda ouvir as vozes dos e das jovens sobre as suas realidades, sonhos e experiências; propor espaços de investigação da realidade juvenil para o desenvolvimento das obras sociais do continente e promover espaços de tomada de decisão em cada uma das redes.

“Trabalhar em rede sempre foi uma das minhas convicções, pois quando somamos nossas ideias, forças e sonhos temos mais chances de acertar. Principalmente quando essa ação vai poder ajudar a transformar a vida das crianças, adolescentes e jovens. Acredito que este encontro Continental vai nos impulsionar no fortalecimento da nossa ação em rede (RASS e RSB) e ampliar nosso olhar em relação à missão educativa”, comenta a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva. “O primeiro encontro continental das obras sociais salesianas da América é, sem dúvidas, uma marca na história Salesiana. Ele surge como fruto de um sonho e de uma realidade bastante desafiadora: levar a bom termo o empenho social e de superação das vulnerabilidades, principalmente as juvenis, que são fonte de toda a ação educativo-evangelizadora protagonizada por Madre Mazzarello e Dom Bosco. As linhas inspiradoras que surgirão deste encontro certamente nos ajudarão a continuar na fidelidade originária do carisma e a avançar, com esperança, rumo aos novos desafios”, diz o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

Os 5 dias de evento contarão com palestrantes que são referências no âmbito da ação social, trazendo temas, mesas redondas, workshops e muitas trocas de experiências que apoiarão os trabalhos da RASS e RSB em prol das juventudes. Confira alguns dos temas a serem abordados: 

Realidades juvenis - O que diz a Congregação?
Com Pe. Miguel Ángel García, Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana - Roma

Realidades juvenis da América - O que diz a academia?
Com o Dr. Maurício Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Sustentabilidade carismática para atenção às realidades juvenis
Com o Pe. Rafael Bejarano, Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana 

Os ODS e os projetos salesianos de atenção às juventudes em situação de vulnerabilidade.
Como construir projetos alinhados aos ODS?
Com Lina Varón - Cooperadora para Missões Salesianas América

Como fazer pesquisas sociais para medir o impacto da ação salesiana?
Com Patrícia Vieira, Observatório Salesiano de Juventudes

Contribuições do trabalho em Rede da Ação Social do Brasil/FMA
Com Ir Sarah Garcia, Âmbito da Pastoral Juvenil FMA

Os participantes do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América também contarão com momentos de troca cultural e uma visita ao Santuário de Aparecida. O cronograma do e evento também prevê uma visita à Obra Social Salesiana de Pindamonhangaba, onde recentemente foi inaugurada uma réplica da casa de Dom Bosco.

Para o último dia do evento, está prevista a criação do Manifesto, um documento criado no decorrer do Encontro, contendo as conclusões e compromissos assumidos por ambas as Redes para fortalecer a ação social salesiana continental em prol das juventudes.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Câmara Municipal homenageia 30 anos da Obra Social Dom Bosco

Na manhã da sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Areia Branca (RN) realizou uma sessão solene em homenagem a Obra Social Dom Bosco (OSDB), celebrando os 30 anos de atuação da instituição na cidade. Durante a cerimônia, a Câmara entregou uma comenda especial ao Inspetor da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, padre Francisco Inácio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela OSDB à comunidade ao longo dessas três décadas. Em contrapartida, a obra social salesiana também homenageou diversas personalidades importantes que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e fortalecimento da entidade. Estiveram presentes os salesianos da comunidade de Areia Branca: Pe. Gilvan Galdino, Pe Geraldo Albuquerque, Pe. José Venturelli, Francisco Trindade, o salesiano Ivan Alves, a Diretora Executiva Danielly Mendonça, e todos os colaboradores, membros e voluntários da OSDB.

Após a abertura da sessão solene e após o hino nacional, aconteceu a parte cultural com apresentações da filarmônica da Obra Social Dom Bosco e da oficina de Taekwondo.

Ao longo de 30 anos, a Obra Social Dom Bosco impactou profundamente a vida de centenas de famílias e jovens de Areia Branca, promovendo educação, assistência social, profissionalização e valores humanos. Com projetos voltados para a formação cidadã, a OSDB ofereceu oportunidades de crescimento e transformação, tirando jovens de situações de vulnerabilidade e inserindo-os no mercado de trabalho. O compromisso da entidade em oferecer apoio e dignidade à população mais carente deixou um legado de esperança e mudança na região, tornando-se referência em ação social.

Essa celebração representa não apenas uma justa homenagem, mas também um momento de reflexão sobre o papel transformador que a Obra Social desempenhou na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Os 30 anos de história são marcados por dedicação, solidariedade e a busca constante por um futuro melhor para todos.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Foto: Rede Salesiana Brasil 

Sustentabilidade: Investindo no Futuro com Responsabilidade

Na Ação Social da Rede Salesiana Brasil, a sustentabilidade é mais do que uma palavra; é um compromisso profundo com o futuro das próximas gerações. Nossas iniciativas de sustentabilidade, tanto ambientais quanto financeiras, são fundamentais para garantir a continuidade e o crescimento das nossas ações sociais, enquanto preservamos os recursos naturais e promovemos um modelo de desenvolvimento mais equitativo e responsável.
Em termos ambientais, implementamos uma série de práticas sustentáveis em nossas operações diárias. Desde a redução do consumo de energia e água até a gestão adequada de resíduos e a promoção da agricultura orgânica, estamos comprometidos em minimizar nosso impacto no meio ambiente e proteger os recursos naturais para as futuras gerações.

Além disso, adotamos medidas financeiras sustentáveis para garantir a estabilidade e o crescimento das nossas ações sociais a longo prazo. Isso inclui a diversificação das fontes de financiamento, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a implementação de práticas de gestão eficientes e transparentes, que garantem o uso responsável e eficaz dos recursos disponíveis.

Mas para continuarmos avançando e fazendo a diferença, precisamos do seu apoio. Sua doação é mais do que um investimento no presente; é um investimento no futuro sustentável das nossas ações sociais. Com a sua contribuição, podemos ampliar ainda mais nossas iniciativas de sustentabilidade e garantir que possamos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas e comunidades que atendemos.

Você pode se tornar um benfeitor ou uma benfeitora das obras sociais salesianas por meio da União pela Vida (UPV). Acesse o site oficial e doe: upv.org.br

Junte-se a nós nesta jornada de sustentabilidade! Sua generosidade faz a diferença e nos ajuda a construir um futuro mais justo, equitativo e sustentável para todos. Descubra o poder da sustentabilidade e faça parte dessa missão de esperança e transformação, pois o futuro que você sonha está aqui.

Escrito por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Núbiah Nazaré, Agência Alpha

Obra Social Salesiana se destaque com projeto "Fazendas Urbanas - Alimentando o Futuro"

Nesta quarta-feira (28), teve início o projeto "Fazendas Urbanas" no bairro Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). A iniciativa de educação ambiental, realizada em parceria com a Obra Social salesiana Vill'agindo pra Ser Feliz, atenderá 50 crianças e jovens com uma série de oficinas que incluem o plantio e manutenção de hortas verticais, segurança alimentar, aulas-show de gastronomia e gestão financeira.

O projeto "Fazendas Urbanas - Alimentando o Futuro" é apoiado pela instituição social Criança Feliz Brinquedo Sim, que trabalha diretamente em ações para reduzir o impacto socioeconômico na região. Contemplado pelo Edital 03/2022 - Funcultura de incentivo à cultura do estado do Espírito Santo, o projeto tem como objetivo fornecer à comunidade do Village da Luz conhecimentos e oportunidades de geração de renda através do manejo e cultivo de verduras, legumes e hortaliças, utilizando pequenos espaços e promovendo novas perspectivas.

Valquíria Volpato, produtora cultural do projeto, destaca que o "Fazendas Urbanas" vai além da simples construção de uma horta vertical. "Trata-se de um conceito mais amplo de sustentabilidade, economia criativa e reconexão com a natureza, valorizando a capacidade de gerar vida", afirma.

Angélica Rigon, responsável pela Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, que desenvolveu o projeto, compartilha que os participantes receberam todos os materiais necessários para as oficinas. "Entregamos kits com camisa, ecobag, caderno, lápis e borracha para cada aluno. Esses kits acompanharão os participantes até o fim das oficinas, permitindo que eles coloquem em prática em casa o que aprenderam. O 'Fazendas Urbanas' não se limita a um espaço físico; qualquer lugar, qualquer casa pode se tornar uma fazenda urbana e contribuir para um futuro mais sustentável", explica.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Obra Social, Dayse Camilette Polonini Sotta, "o cuidado com o meio ambiente é um dos temas que o Vill'agindo contempla anualmente em suas propostas de atividades, visando a relação saudável do homem com todo o Planeta e as melhores práticas para uma vida de melhor qualidade. A proposta traz para dentro do nosso espaço a concretização de um desejo antigo de fazer uma horta no pequeno quintal da sede, oportunizando aos atendidos e suas famílias, além da própria Obra Social, o cultivo de hortaliças de maneira prática e econômica, aproveitando materiais recicláveis e reaproveitamento de cascas, para uma alimentação mais saudável e enriquecida com baixo custo”.

A primeira oficina, intitulada "Como Tratar a Terra", foi conduzida pela engenheira agrônoma Swenka Gaigher, que atua como coordenadora pedagógica na Escola Família Agrícola de Olivânia, em Anchieta (ES). Núbiah Nazaré, da agência Alpha, que documentou o projeto, ressalta a importância de registrar essa iniciativa. "Capturar o 'Fazendas Urbanas' é contar a história de um movimento que transforma vidas e ambientes urbanos. Cada imagem carrega a missão de inspirar e incentivar a criação de novos projetos como este, que promovem hábitos saudáveis e reforçam a conexão entre as pessoas e a natureza, mesmo no coração da cidade. Estamos plantando sementes para um futuro mais consciente e sustentável", diz.

As oficinas continuarão semanalmente até o dia 26 de setembro, na Vill'agindo. Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Adaptado da notícia publicada no Portal Jornal Fato, de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Fotos: Centro Juvenil Salesiano, Pará de Minas (MG)

Educandos Salesianos garantem medalha no 3º Campeonato Mineiro de Judô

O Clube Praça de Esportes de Pará de Minas (MG) foi o palco do Terceiro Campeonato Mineiro de Judô. O evento contou com a participação de jovens judocas do Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas, que competiram em diversas categorias, obtendo resultados expressivos. Entre os destaques, João Miguel Duarte Nascimento conquistou a medalha de ouro na categoria Sub 11 Extra +55kg. 

Na categoria Sub 13, Miguel Augusto Duarte Gonçalves e Kauan Dione da Silva Leite garantiram medalhas de bronze em suas respectivas categorias, assim como Vitória Lavínia Viana e Ana Lúcia Rodrigues. Além disso, alguns desses talentosos educandos foram convocados para participar do Campeonato Brasileiro de Judô, representando um grande reconhecimento de seus esforços e habilidades.

“Participar do campeonato foi muito legal. Aprendi muito nos treinos e principalmente, participando do campeonato. Foi um momento muito especial”, diz a medalhista de bronze, Ana Lucia Rodrigues.

A prática do judô desempenha um papel fundamental na formação física e emocional de crianças e adolescentes, promovendo valores como disciplina, respeito e perseverança. Para os educandos do Centro Juvenil Salesiano, a participação no campeonato representou uma oportunidade de aplicar esses valores em um ambiente competitivo, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas, mas também a autoconfiança e o espírito de equipe. Através do esporte, os jovens são incentivados a superar desafios e a buscar o melhor de si mesmos, alinhando-se com os princípios salesianos de educação integral.

O Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas tem se destacado ao fomentar o interesse pelo judô entre seus educandos, proporcionando não apenas o acesso ao esporte, mas também um ambiente acolhedor onde o desenvolvimento pessoal e comunitário é valorizado. Através de iniciativas como essa, o centro reafirma seu compromisso com a formação de jovens cidadãos que, inspirados pelo carisma salesiano, buscam o crescimento pessoal e a contribuição para uma sociedade mais justa e solidária.

Escrito com a colaboração da Maria Clara Brito Santana

 

Fotos: Acervo pessoal de Phelipe Sales

União pela Vida (UPV) em Ação pela Ação Social Salesiana

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Rede Salesiana Brasil (RSB), representada pelo Captador de Recursos da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales, esteve presente em dois grandes eventos nacionais em prol da Ação Social Salesiana.

WORKSHOP DO DIA DE DOAR
Na quinta-feira (15), foi realizado um workshop intensivo voltado para a mobilização de recursos, com o intuito de capacitar profissionais do terceiro setor em Brasília (DF). O evento, gratuito e aberto a todas as organizações de impacto social, ocorreu na Sala de Comissões Itamar Pinheiro Lima, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e foi realizado pelo Núcleo Distrito Federal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR/DF), com o apoio da Rede Salesiana Brasil, Instituto Bancorbrás e a ONG Entre Nós, contando também com o apoio institucional da deputada Dayse Amarilio.

Conduzido por Phelipe Sales (RSB) e Tatiane Correa (ONG Entre Nós), o workshop contou com a presença de mais de 30 organizações da sociedade civil. Os participantes foram selecionados por sua atuação em diferentes áreas sociais, com o objetivo de fortalecer suas iniciativas na região do Distrito Federal. No evento, os participantes puderam contar com a palestra principal ministrada por Carol Farias, líder do movimento Dia de Doar e reconhecida como ativista na cultura de doação no Brasil. 

O workshop teve início às 14h, com uma introdução ao conceito do Dia de Doar e como as organizações podem se engajar. Phelipe Sales compartilhou exemplos de estratégias de captação de recursos utilizadas na Rede Salesiana Brasil, destacando boas práticas e oferecendo dicas valiosas para os participantes. Carol Farias explicou detalhadamente o objetivo do Dia de Doar e as oportunidades que ele oferece para fortalecer a cultura de doação no país. Sua apresentação incluiu slides que foram disponibilizados para os participantes. Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para definir responsabilidades e ações para o Dia de Doar 2024, que será celebrado no dia 3 de dezembro. Entre as definições, ficou decidido que o evento do Dia de Doar no Distrito Federal será realizado na Rodoviária de Brasília, das 16h às 20h, reunindo as OSCs para celebração e dando início às ações do Dia de Doar no DF. A iniciativa visa promover a união das organizações e fortalecer a cultura de solidariedade na capital.

“Será realizado o acompanhamento das ações definidas pelos grupos temáticos para garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas até o Dia de Doar 2024. Além disso, encontros periódicos serão agendados para monitorar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário”, comenta Phelipe Sales.

INTERMEDIAÇÃO PARA APROVAÇÃO DA LEI FEDERAL DO DIA DE DOAR
Na sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, também em Brasília (DF), Phelipe Sales participou da Solicitação de Intermediação para Aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. A reunião teve como objetivo principal discutir a proposta de intermediação para a aprovação da Lei Federal que institui o Dia de Doar em todo o território nacional. A iniciativa busca reconhecer a importância do Dia de Doar como uma data estratégica para o fortalecimento do terceiro setor e a promoção da cultura de doação no Brasil. A proposta foi organizada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, a pedido da Líder Nacional do Dia de Doar, Carol Farias.

Além do Captador de Recursos da UPV, Phelipe Sales, também estiveram presentes no evento a Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República e ex-aluna do Colégio de Santa Inês, em São Paulo, Kenarik Boujikian; o Diretor de Parcerias com a Sociedade Civil, Igor Ferrer; a Secretária-Executiva/Diretora Substituta – DPSC, Aldiza Soares da Silva; a Membro da Comissão do 3º Setor da OAB/SP, Janaina Rodrigues; a Coordenadora do Núcleo DF da ABCR, Tatiana Corrêa Leite; e o Analista Político - Pulso Público, Lucas Galvão.

Durante o evento, Phelipe Sales apresentou a Rede Salesiana Brasil, destacando atuação em rede nos mais de 20 estados e o engajamento contínuo na campanha do Dia de Doar desde de 2020. Apresentou os dados relacionados a estes anos e o seu crescimento nas doações, além de reforçar o papel das escolas e obras sociais salesianas na promoção da cultura de doação entre crianças, adolescentes e jovens. Dra. Kenarik Boujikian compartilhou sua experiência pessoal como ex-aluna do Colégio Santa Inês, em São Paulo, onde teve seus primeiros contatos com políticas públicas. Ela expressou muita alegria pelo envolvimento da RSB e relatou seu total apoio à campanha, além de destacar que utilizará sua posição para impulsionar a aprovação da lei.

“A reunião foi encerrada com um compromisso coletivo de avançar na articulação política e mobilização social em prol da aprovação da Lei Federal do Dia de Doar. Todos os participantes se mostraram alinhados com os próximos passos e motivados a contribuir para o sucesso da iniciativa”, conta Phelipe.

Escrito por Janaína Lima, com o apoio de Phelipe Sales

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil