De 1 a 7 de agosto, nos ambientes da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, na Itália, aconteceu a Conferência Mundial de Comunicação Shaping Tomorrow, organizada conjuntamente pelo Setor de Comunicação Social da Congregação Salesiana, tendo à frente o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes, e a Faculdade de Ciências da Comunicação Social (FSC, sigla em italiano), da UPS.
Os Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) também marcaram presença no evento: Pe. João Carlos (Inspetoria São Luiz Gonzaga), Pe. Francisco Lima (Inspetoria São Domingos Sávio), Igor Gomes (Inspetoria São João Bosco), Euclides Brites (Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório) e Pedro Barreto (Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora), além da Animadora do Setor Rádios da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECSA), Jocasta Pimentel.
O primeiro dia do evento (quinta-feira, 1° de agosto) foi destinado à recepção e acomodação dos participantes nas respectivas casas anfitriãs. As atividades oficiais tiveram início na sexta-feira (02).
Após a Abertura Oficial, o Reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social, Pe. Fabio Pasqualetti, comandou a primeira palestra do dia, que trouxe o tema “Mudança de época: cultura digital e Inteligência Artificial”. Ainda pela manhã, houve a palestra do jornalista e presidente da Associação de Webmasters Católicos (WECA), Fabio Bolzetta, sobre “Mudanças de época na comunicação”. À tarde, a religiosa cofundadora do projeto de evangelização digital iMisión, Xiskya Valladares, esteve à frente da palestra “Criadores de novas linguagens e paradigmas para a evangelização, especialmente no ambiente digital”. Em seguida, o jornalista e presidente da União Católica da Imprensa Italiana (UCSI), Lazio, Maurizio di Schino, falou sobre o tema “Comunicação com e dos migrantes e refugiados”.
No sábado (03), a Ir. Xiskya Valladares abordou novamente o tema das boas práticas de evangelização nas redes sociais, seguida de Fabio Bolzetta, que falou sobre a Igreja no digital e as novas tecnologias na comunicação eclesial. A tarde foi dedicada à visita aos centros de comunicação da Rádio Vaticano e à Sala de Imprensa da Santa Sé.
O domingo (04) ofereceu oportunidades para espairecimento. Os participantes puderam ir à Santa Missa Dominical e, graças a visitas guiadas, admiraram as belezas históricas da Cidade Eterna.
Na segunda-feira (05), os trabalhos foram retomados com grande intensidade. Pela manhã, ocorreram duas sessões distintas: a primeira com o sociólogo e demógrafo Mark McCrindle, que trouxe reflexões sobre como se comunicar com as novas gerações, especialmente as Gerações Z e Alfa; e, à tarde, a especialista vaticana Valentina Alazraki ministrou duas palestras: uma sobre comunicação interna e externa na Igreja, comparando três Papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco); e outra sobre comunicação de crise. O intenso dia foi finalizado com a apresentação da jornalista Laura Wagner-Meyer, que ofereceu 10 dicas de como interagir com a Geração Z.
Na terça-feira (06), a YouTuber Simone Ferretti promoveu três momentos de interação: uma sessão teórica e um workshop sobre Jornalismo Móvel (Mo-Jo); e outra sobre criação de conteúdo digital. Após o almoço, Laura Wagner-Meyer aprofundou o papel dos migrantes e refugiados no contexto da comunicação com as gerações jovens por meio das redes sociais. Em seguida, o empresário e escritor Andy Stalman delineou sua perspectiva sobre como a Igreja pode compreender e utilizar melhor as transformações digitais em curso no mundo.
No último dia, quarta-feira (07), os trabalhos contaram com uma nova exposição de Andy Stalman sobre como melhorar o trabalho salesiano no mundo por meio de uma estratégia de marca, com a definição da identidade institucional e a elaboração do correspondente plano estratégico. Em seguida, a Responsável de Comunicação do Centro de Alta Formação Laudato Si’ do Vaticano, Donatella Parisi, abordou o tema da comunicação com migrantes e refugiados. A assembleia final foi dedicada à conclusão dos trabalhos.
“Procurem pôr em prática o que ouvimos aqui: dois ou três projetos. Não mais. Mas que deem continuidade à Conferência”, pediu Pe. Gildásio Mendes aos participantes no último dia do evento. Ele também lançou uma proposta para que cada Coordenador de Comunicação possa promover uma segunda Escola de Comunicação, organizada em nível regional ou inspetorial, coordenando seu trabalho nos próximos anos por meio de reuniões mensais (on-line ou presenciais), com a intenção de favorecer a difusão das competências transmitidas e a convergência da ação salesiana na comunicação social.
Na manhã da sexta-feira (09), os Coordenadores Inspetoriais da Rede Salesiana Brasil estiveram na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. O professor doutor Pe. Fabio Pasqualetti recebeu os brasileiros e apresentou o departamento de comunicação da instituição. “A missão da nossa Universidade é preparar os jovens como profissionais, mas, sobretudo, como ‘pessoas’ responsáveis pelo papel que irão desempenhar na sociedade”, explicou Pe. Fabio. O grupo percorreu as salas e laboratórios utilizados pelos alunos e professores do curso de comunicação, conheceu os equipamentos e estúdios e recebeu explicações sobre o funcionamento do curso e a filosofia de trabalho que dá a característica salesiana ao Ensino Superior.
A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.
O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ
Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor.
O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO
O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo.
O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO
A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável.
Saiba mais em: www.seloods.org.
Fonte: Editora Edebê
Nas manhãs dos dias 26 e 27 de junho, pela plataforma Zoom, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promove o II Encontro Nacional da Comunicação (ENAC). Este ano, o evento traz o tema “Do sonho à realidade: ruma a uma presença plena” e reúne Comunicadores, Gestores e Educadores de todas as presenças da RSB.
O II ENAC tem como objetivo potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos (edu)comunicacionais da ação educativa em Rede. Todo o evento conta com a colaboração do Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da RSB na organização e realização, além do apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF).
O ENAC 2024 trará palestrantes nacionais e internacionais renomados que contribuirão com as reflexões e formações de cada dia, além das participações essenciais dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; dos Referentes para a Comunicação da RSB, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; além da Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes e do apoio da Gestora de Eventos Formativos, Ana Paula Costa e Silva.
Como tradição, cada dia do evento contará com um subtema norteador das ações. Confira as palestras de cada dia:
QUARTA-FEIRA (26/06)
“Por uma ação (edu)comunicativa em Rede”
Palestra: "O sonho dos 9 anos de Dom Bosco: entre carisma, comunicação e missão"
Com Pe. Fábio Pasqualetti, SDB
Decano e Professor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) - Itália
Palestra: "A concretização do sonho dos 9 anos nas presenças da Rede Salesiana Brasil"
Com as Coordenadoras Nacionais da Comunicação, das Escolas e da Ação Social da RSB, respectivamente, Ir. Maike Loes, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira.
QUINTA-FEIRA (27/06)
“Habitar as Redes Sociais… Salesianamente”
Palestra: "O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade"
Com Ir. Mercedes Méndez Siliuto - Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção (Espanha)
Palestra: "O digital, de instrumento a cultura: um desafio para a Igreja. Uma visão a partir de 'Uma presença plena'"
Com Pe. Lucio Adrian Ruiz - Secretário do Dicastério para a Comunicação (Vaticano - Roma)
O II ENAC conta com o apoio das equipes do escritório nacional da Rede Salesiana Brasil, localizado em Brasília (DF), direcionadas pela Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas.
Escrito por Janaína Lima
“Fidelidade ao nosso precioso carisma, a Dom Bosco e prioridade pelos jovens, principalmente os mais pobres e os que tem menos oportunidades”
Disponível o 2ª artigo da série “São Francisco de Sales Comunicador. Peregrinação interior, sabedoria na arte de comunicar”
“Queremos, com esta programação especial, ajudar os nossos ouvintes a rezarem, refletirem e estarem alegres”
Parceria traz o II Seminário de Bens Culturais da Igreja na cidade de São Paulo
“[...] a FM Dom Bosco oferece agora aos seus ouvintes um material mais atualizado, de acordo com o DNA da emissora”
Lançamento do canal celebra o legado de ambos os Servos de Deus e a belíssima história de vida em prol do povo Bororo
Debates, partilhas e compromisso com a Missão Salesiana marcam o Encontro Nacional das Rádios da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga