Foto: Rede Salesiana Brasil

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.  

À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas.

“Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui.

Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes. 

Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes. 

Escrito por Janaína Lima

Foto: Inspetoria São Luiz Gonzaga

Inspetoria celebra 28 anos da AMA e envio missionário para Angola

A Associação Missionária Amanhecer (AMA) dá início às comemorações dos seus 28 anos de fundação com uma missa especial durante o Encontro dos Ouvintes, realizado na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes (PE). A ocasião foi marcada pelo envio de Deborah Brito dos Santos, professora de educação física, atleta e cantora integrante da banda do Padre João Carlos, para uma missão em Angola (confira a entrevista com a Deborah Brito clicando aqui).

Presentes na celebração, além do Pe. João Carlos, padres salesianos e o Pe. Francisco Inácio, Inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga. Ele conduziu o ritual de envio que foi composto por uma bênção sobre Debora e sua família. Ela partirá no início de setembro para Luanda e atuará como missionária, em uma das obras salesianas do país.

A missa reuniu fiéis e ouvintes do programa Tempo de Paz, e foi transmitida pelo YouTube da Associação e do Padre João Carlos, além da Rádio Amanhecer. O evento reforça a missão da AMA de evangelizar e de servir às comunidades locais e internacionais. O Encontro dos Ouvintes é sempre realizado mensalmente em paróquias diversas da Região Metropolitana do Recife.

21 de agosto de 2024 será mais um dia de celebrações para comemorar os 28 anos de criação da AMA. Ela se consolida como protagonista na produção de conteúdos católicos divulgados amplamente em diversos meios de comunicação. Para marcar a data, foi realizada uma missa, nesta quarta-feira, às 9h, com transmissão ao vivo para todo Brasil, através da Rede Vida de comunicação, diretamente da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no centro de Recife-PE.

A AMA vem se fortalecendo a partir de uma consistente e sólida rede de colaboradores, sócios que depositam toda credibilidade e se incorporam num gesto de partilha e missão da divulgação diária de um de seus principais conteúdos: a meditação da palavra do Santo Evangelho, que chega a milhares de conectados pelo WhatsApp e outras redes.

E neste momento de festividades, todos são convidados a festejar o aniversário com todos os integrantes, associados, voluntários, parceiros e colaboradores da AMA. Afinal, são 28 anos de serviço missionário. O presente da AMA, para aqueles que fazem a Associação, é um E-book – Cartilha do Sócio da AMA, com todos os detalhes sobre a missão. Já o presente do associado à associação é uma declaração de apoio e confiança: um PIX de 28,00, ou qualquer valor que termine em 8, através da Chave PIX 81 9 9964-4899.

Fonte: Inspetoria São Luiz Gonzaga / Escrito por Wilson Firmo e Viviane Arruda

Foto: Rede Salesiana Brasil 

3ª Edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Na manhã da quinta-feira (08), de forma totalmente on-line, aconteceu o primeiro encontro do Minicurso Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede. A formação, que já está em sua terceira edição, conta com a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes, à frente das ações, trazendo as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares. 

A proposta de realização do minicurso surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições Salesianas. 

Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação (CSF), onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos.

Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, estão sendo apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas.

O segundo encontro do Minicurso será realizado na próxima terça-feira (20), das 9h30 às 11h30 (horário de Brasília), e toda a formação conta com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF).

Escrito por Janaína Lima 

Foto: Inspetoria São Luiz Gonzaga

Coordenadores de Comunicação da RSB no ‘Shaping Tomorrow’

De 1 a 7 de agosto, nos ambientes da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, na Itália, aconteceu a Conferência Mundial de Comunicação Shaping Tomorrow, organizada conjuntamente pelo Setor de Comunicação Social da Congregação Salesiana, tendo à frente o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes, e a Faculdade de Ciências da Comunicação Social (FSC, sigla em italiano), da UPS.
Os Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) também marcaram presença no evento: Pe. João Carlos (Inspetoria São Luiz Gonzaga), Pe. Francisco Lima (Inspetoria São Domingos Sávio), Igor Gomes (Inspetoria São João Bosco), Euclides Brites (Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório) e Pedro Barreto (Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora), além da Animadora do Setor Rádios da Equipe de Comunicação Social das Américas (ECSA), Jocasta Pimentel.
O primeiro dia do evento (quinta-feira, 1° de agosto) foi destinado à recepção e acomodação dos participantes nas respectivas casas anfitriãs. As atividades oficiais tiveram início na sexta-feira (02).
Após a Abertura Oficial, o Reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social, Pe. Fabio Pasqualetti, comandou a primeira palestra do dia, que trouxe o tema “Mudança de época: cultura digital e Inteligência Artificial”. Ainda pela manhã, houve a palestra do jornalista e presidente da Associação de Webmasters Católicos (WECA), Fabio Bolzetta, sobre “Mudanças de época na comunicação”. À tarde, a religiosa cofundadora do projeto de evangelização digital iMisión, Xiskya Valladares, esteve à frente da palestra “Criadores de novas linguagens e paradigmas para a evangelização, especialmente no ambiente digital”. Em seguida, o jornalista e presidente da União Católica da Imprensa Italiana (UCSI), Lazio, Maurizio di Schino, falou sobre o tema “Comunicação com e dos migrantes e refugiados”.
No sábado (03), a Ir. Xiskya Valladares abordou novamente o tema das boas práticas de evangelização nas redes sociais, seguida de Fabio Bolzetta, que falou sobre a Igreja no digital e as novas tecnologias na comunicação eclesial. A tarde foi dedicada à visita aos centros de comunicação da Rádio Vaticano e à Sala de Imprensa da Santa Sé.
O domingo (04) ofereceu oportunidades para espairecimento. Os participantes puderam ir à Santa Missa Dominical e, graças a visitas guiadas, admiraram as belezas históricas da Cidade Eterna.
Na segunda-feira (05), os trabalhos foram retomados com grande intensidade. Pela manhã, ocorreram duas sessões distintas: a primeira com o sociólogo e demógrafo Mark McCrindle, que trouxe reflexões sobre como se comunicar com as novas gerações, especialmente as Gerações Z e Alfa; e, à tarde, a especialista vaticana Valentina Alazraki ministrou duas palestras: uma sobre comunicação interna e externa na Igreja, comparando três Papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco); e outra sobre comunicação de crise. O intenso dia foi finalizado com a apresentação da jornalista Laura Wagner-Meyer, que ofereceu 10 dicas de como interagir com a Geração Z.
Na terça-feira (06), a YouTuber Simone Ferretti promoveu três momentos de interação: uma sessão teórica e um workshop sobre Jornalismo Móvel (Mo-Jo); e outra sobre criação de conteúdo digital. Após o almoço, Laura Wagner-Meyer aprofundou o papel dos migrantes e refugiados no contexto da comunicação com as gerações jovens por meio das redes sociais. Em seguida, o empresário e escritor Andy Stalman delineou sua perspectiva sobre como a Igreja pode compreender e utilizar melhor as transformações digitais em curso no mundo.
No último dia, quarta-feira (07), os trabalhos contaram com uma nova exposição de Andy Stalman sobre como melhorar o trabalho salesiano no mundo por meio de uma estratégia de marca, com a definição da identidade institucional e a elaboração do correspondente plano estratégico. Em seguida, a Responsável de Comunicação do Centro de Alta Formação Laudato Si’ do Vaticano, Donatella Parisi, abordou o tema da comunicação com migrantes e refugiados. A assembleia final foi dedicada à conclusão dos trabalhos.
“Procurem pôr em prática o que ouvimos aqui: dois ou três projetos. Não mais. Mas que deem continuidade à Conferência”, pediu Pe. Gildásio Mendes aos participantes no último dia do evento. Ele também lançou uma proposta para que cada Coordenador de Comunicação possa promover uma segunda Escola de Comunicação, organizada em nível regional ou inspetorial, coordenando seu trabalho nos próximos anos por meio de reuniões mensais (on-line ou presenciais), com a intenção de favorecer a difusão das competências transmitidas e a convergência da ação salesiana na comunicação social.
Na manhã da sexta-feira (09), os Coordenadores Inspetoriais da Rede Salesiana Brasil estiveram na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. O professor doutor Pe. Fabio Pasqualetti recebeu os brasileiros e apresentou o departamento de comunicação da instituição. “A missão da nossa Universidade é preparar os jovens como profissionais, mas, sobretudo, como ‘pessoas’ responsáveis pelo papel que irão desempenhar na sociedade”, explicou Pe. Fabio. O grupo percorreu as salas e laboratórios utilizados pelos alunos e professores do curso de comunicação, conheceu os equipamentos e estúdios e recebeu explicações sobre o funcionamento do curso e a filosofia de trabalho que dá a característica salesiana ao Ensino Superior.

Escrito por Janaína Lima, com informações da ANS e MSMT

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.

O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ

Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor.

O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO

O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo.

O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO

A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável.

Saiba mais em: www.seloods.org.

Fonte: Editora Edebê

Foto: Divulgação

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável
Foto: Divulgação

Vem aí o II Encontro Nacional de Comunicação da RSB

Nas manhãs dos dias 26 e 27 de junho, pela plataforma Zoom, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promove o II Encontro Nacional da Comunicação (ENAC). Este ano, o evento traz o tema “Do sonho à realidade: ruma a uma presença plena” e reúne Comunicadores, Gestores e Educadores de todas as presenças da RSB.

O II ENAC tem como objetivo potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos (edu)comunicacionais da ação educativa em Rede. Todo o evento conta com a colaboração do Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da RSB na organização e realização, além do apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF).

O ENAC 2024 trará palestrantes nacionais e internacionais renomados que contribuirão com as reflexões e formações de cada dia, além das participações essenciais dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; dos Referentes para a Comunicação da RSB, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; além da Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes e do apoio da Gestora de Eventos Formativos, Ana Paula Costa e Silva.

Como tradição, cada dia do evento contará com um subtema norteador das ações. Confira as palestras de cada dia:

QUARTA-FEIRA (26/06)

“Por uma ação (edu)comunicativa em Rede”

Palestra: "O sonho dos 9 anos de Dom Bosco: entre carisma, comunicação e missão"

Com Pe. Fábio Pasqualetti, SDB
Decano e Professor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) - Itália

 

Palestra: "A concretização do sonho dos 9 anos nas presenças da Rede Salesiana Brasil"

Com as Coordenadoras Nacionais da Comunicação, das Escolas e da Ação Social da RSB, respectivamente, Ir. Maike Loes, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira.

 

QUINTA-FEIRA (27/06)

“Habitar as Redes Sociais… Salesianamente”

Palestra: "O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade"

Com Ir. Mercedes Méndez Siliuto - Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção (Espanha)

 

Palestra: "O digital, de instrumento a cultura: um desafio para a Igreja. Uma visão a partir de 'Uma presença plena'"

Com Pe. Lucio Adrian Ruiz - Secretário do Dicastério para a Comunicação (Vaticano - Roma)

 

O II ENAC conta com o apoio das equipes do escritório nacional da Rede Salesiana Brasil, localizado em Brasília (DF), direcionadas pela Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas.

Escrito por Janaína Lima

Imagem de banco de imagem

Redes Sociais e a construção da autoimagem dos adolescentes

Desde o surgimento dos meios de comunicação de massa, especialmente com a televisão, percebe-se o fortalecimento de padrões de beleza e de comportamento ideais a que grande parte da população tenta se adequar e corresponder.
Foto: Inspetoria Salesiana do Nordeste

Rádios Salesianas do Brasil fazem encontro virtual com Reitor-Mor

“Fidelidade ao nosso precioso carisma, a Dom Bosco e prioridade pelos jovens, principalmente os mais pobres e os que tem menos oportunidades”

Foto: sdb.org

Comunicação é coisa do coração

Disponível o 2ª artigo da série “São Francisco de Sales Comunicador. Peregrinação interior, sabedoria na arte de comunicar”

Foto: Divulgação

MOSB e UNISAL apresentam

Parceria traz o II Seminário de Bens Culturais da Igreja na cidade de São Paulo

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil