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“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

“'Amou-nos', diz São Paulo referindo-se a Cristo (Rm 8,37), para nos ajudar descobrir que nada ‘será capaz de separar-nos' desse amor (Rm 8,39)”. Assim começa a quarta Encíclica do Papa Francisco, intitulada a partir do incipit “Dilexit nos” e dedicada ao amor humano e divino do Coração de Jesus: “O seu coração aberto precede-nos e espera-nos incondicionalmente, sem exigir qualquer pré-requisito para nos amar e oferecer a sua amizade: Ele amou-nos primeiro (cf. 1 Jo 4, 10). Graças a Jesus, ‘conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele’ (1 Jo 4, 16)” (1).

Conheça o texto da Encíclica na íntegra e em língua portuguesa clicando aqui.

O AMOR DE CRISTO REPRESENTADO EM SEU SANTO CORAÇÃO
Em uma sociedade - escreve o Papa - que vê a multiplicação de “várias formas de religiosidade sem referência a uma relação pessoal com um Deus de amor” (87), enquanto o cristianismo muitas vezes esquece “a ternura da fé, a alegria do serviço, o fervor da missão pessoa-a-pessoa” (88), o Papa Francisco propõe um novo aprofundamento sobre o amor de Cristo representado em seu santo Coração e nos convida a renovar nossa autêntica devoção, lembrando que no Coração de Cristo “encontramos todo o Evangelho” (89): É em seu Coração que “finalmente nos reconhecemos e aprendemos a amar” (30).

O MUNDO PARECE TER PERDIDO SEU CORAÇÃO
Francisco explica que, ao encontrar o amor de Cristo, “tornamo-nos capazes de tecer laços fraternos, de reconhecer a dignidade de cada ser humano e de cuidar juntos da nossa casa comum”, como ele nos convida a fazer em suas encíclicas sociais Laudato Si' e Fratelli tutti (217). E diante do Coração de Cristo, pede mais uma vez ao Senhor “que tenha compaixão desta terra ferida” e derrame sobre ela “os tesouros da sua luz e do seu amor”, para que o mundo, “que sobrevive entre guerras, desequilíbrios socioeconômicos, consumismo e o uso anti-humano da tecnologia, recupere o que é mais importante e necessário: o coração” (31). Ao anunciar a preparação do documento, no final da audiência geral de 5 de junho, o Pontífice deixou claro que este ajudaria a meditar sobre os aspectos “do amor do Senhor que podem iluminar o caminho da renovação eclesial; mas também que podem dizer algo significativo a um mundo que parece ter perdido seu coração”. E isso enquanto as celebrações estão em andamento pelos 350 anos da primeira manifestação do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673, que se encerrarão em 27 de junho de 2025.

A IMPORTÂNCIA DE VOLTAR AO CORAÇÃO
Aberta por uma breve introdução e dividida em cinco capítulos, a Encíclica sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus reúne, como anunciado em junho, “as preciosas reflexões de textos magisteriais precedentes e de uma longa história que remonta às Sagradas Escrituras, para repropor hoje, a toda a Igreja, esse culto carregado de beleza espiritual”.

O primeiro capítulo, “A importância do coração”, explica por que é necessário “voltar ao coração” em um mundo no qual somos tentados a “nos tornarmos consumistas insaciáveis e escravos na engrenagem de um mercado” (2). E faz isso analisando o que queremos dizer com “coração”: a Bíblia fala dele como um núcleo “que se esconde por detrás de todas as aparências” (4), um lugar onde “não conta o que mostramos exteriormente ou o que ocultamos, ali conta o que somos” (6). Ao coração conduzem as perguntas decisivas: que sentido quero dar à vida, às minhas escolhas e ações, quem sou diante de Deus (8). O Papa ressalta que a atual desvalorização do coração nasce do “racionalismo grego e pré-cristão, do idealismo pós-cristão e do materialismo”, de modo que, no grande pensamento filosófico, foram preferidos conceitos como “razão, vontade ou liberdade”. E não encontrando lugar para o coração, também “não se desenvolveu suficientemente a ideia de um centro pessoal” que pode unificar tudo, ou seja, o amor, (10). Ao invés, para o Pontífice, é preciso reconhecer que “eu sou o meu coração, porque é ele que me distingue, que me molda na minha identidade espiritual e que me põe em comunhão com as outras pessoas” (14).

O MUNDO PODE MUDAR A PARTIR DO CORAÇÃO
É o coração “que une os fragmentos” e torna possível “qualquer vínculo autêntico, porque uma relação que não é construída com o coração não pode ultrapassar a fragmentação do individualismo” (17). A espiritualidade de santos como Inácio de Loyola (aceitar a amizade do Senhor é uma questão de coração) e São John Henry Newman (o Senhor nos salva falando ao nosso coração a partir do seu sagrado Coração) nos ensina, escreve o Papa Francisco, que “perante o Coração de Jesus vivo e atual, o nosso intelecto, iluminado pelo Espírito, compreende as palavras de Jesus” (27). E isso tem consequências sociais, porque o mundo pode mudar “a partir do coração” (28).

“GESTOS E PALAVRAS DE AMOR”
O segundo capítulo é dedicado aos gestos e palavras de amor de Cristo. Os gestos com os quais nos trata como amigos e mostra que Deus “é proximidade, compaixão e ternura” são vistos em seus encontros com a Samaritana, com Nicodemos, com a prostituta, com a mulher adúltera e com o cego no caminho (35). Seu olhar, que “perscruta as profundezas do seu ser” (39), mostra que Jesus “está atento às pessoas, às suas preocupações, ao seu sofrimento” (40). De tal forma “que admira as coisas boas que encontra em nós”, como no centurião, mesmo que os outros as ignorem (41). Sua palavra de amor mais eloquente é ser “pregado numa cruz” (46), depois de chorar por seu amigo Lázaro e sofrer no Jardim das Oliveiras, ciente de sua própria morte violenta “nas mãos daqueles que tanto amava” (45).

O MISTÉRIO DE UM CORAÇÃO QUE AMOU TANTO
No terceiro capítulo, “Este é o coração que tanto amou”, o Pontífice recorda como a Igreja reflete e refletiu no passado “sobre o santo mistério do Coração do Senhor”. Ele faz isso fazendo referência à Encíclica Haurietis aquas, de Pio XII, sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus (1956). Ele deixa claro que “a devoção ao Coração de Cristo não é o culto a um órgão separado da Pessoa de Jesus”, porque adoramos a “Jesus Cristo por inteiro, o Filho de Deus feito homem, representado numa imagem sua em que se destaca o seu coração” (48). A imagem do coração de carne, ressalta o Papa, nos ajuda a contemplar, na devoção, que “o amor do coração de Jesus não compreende somente a caridade divina, mas se estende aos sentimentos do afeto humano” (61). Seu Coração, prossegue Francisco citando Bento XVI, contém um “tríplice amor”: o amor sensível do seu coração físico “e o seu duplo amor espiritual, o humano e o divino” (66), no qual encontramos “o infinito no finito” (64).

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS É UM COMPÊNDIO DO EVANGELHO
As visões de alguns santos, particularmente devotos do Coração de Cristo, ressalta Francisco, “são belos estímulos que podem motivar e fazer muito bem”, mas “não são algo em que os crentes sejam obrigados a acreditar como se fossem a Palavra de Deus”. Em seguida, o Papa lembra com Pio XII que não se pode dizer que este culto “deve a sua origem a revelações privadas”. Aliás, “a devoção ao Coração de Cristo é essencial para a nossa vida cristã, na medida em que significa a nossa abertura, cheia de fé e de adoração, ao mistério do amor divino e humano do Senhor, até ao ponto de podermos voltar a afirmar que o Sagrado Coração é um compêndio do Evangelho” (83). O Pontífice nos convida, então, a renovar a devoção ao Coração de Cristo também para combater as “novas manifestações de uma ‘espiritualidade sem carne’” que estão se multiplicando na sociedade (87). É necessário retornar à “síntese encarnada do Evangelho” (90) diante de “comunidades e pastores concentrados apenas em atividades exteriores, em reformas estruturais desprovidas de Evangelho, em organizações obsessivas, em projetos mundanos, em reflexões secularizadas, em várias propostas apresentadas como requisitos que, por vezes, se pretendem impor a todos” (88).

A EXPERIÊNCIA DE UM AMOR “QUE DÁ DE BEBER”
Nos dois últimos capítulos, o Papa Francisco destaca os dois aspectos que “a devoção ao Sagrado Coração deve reunir hoje para continuar a alimentar-nos e a aproximar-nos do Evangelho: a experiência espiritual pessoal e o compromisso comunitário e missionário” (91). No quarto, “O amor que dá de beber”, relê as Sagradas Escrituras e, com os primeiros cristãos, reconhece Cristo e seu lado aberto em “aquele a quem trespassaram”, a quem Deus se refere na profecia do livro de Zacarias. Uma fonte aberta para o povo, para saciar a sede do amor de Deus, “para a purificação do pecado e da impureza” (95). Vários Padres da Igreja mencionaram “a chaga no lado de Jesus como a origem da água do Espírito”, sobretudo Santo Agostinho, que “abriu o caminho para a devoção ao Sagrado Coração como lugar de encontro pessoal com o Senhor” (103).  Esse lado trespassado, recorda o Papa, “assumiu gradualmente a forma do coração” (109), e enumera várias santas mulheres que “relataram experiências de encontro com Cristo, caracterizado pelo repouso no Coração do Senhor” (110). Entre os devotos dos tempos modernos, a Encíclica fala, em primeiro lugar, de São Francisco de Sales, que representa a sua proposta de vida espiritual com um “coração trespassado por duas flechas, encerrado numa coroa de espinhos” (118)

AS APARIÇÕES A SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
Sob a influência dessa espiritualidade, Santa Margarida Maria Alacoque relata as aparições de Jesus em Paray-le-Monial, entre o fim de dezembro de 1673 e junho de 1675. O núcleo da mensagem que nos é transmitida pode ser resumido nas palavras que Santa Margarida ouviu: “Eis aqui este Coração que tanto tem amado os homens, que a nada se tem poupado até se esgotar e consumir para lhes testemunhar o seu amor” (121).

TERESA DE LISIEUX, INÁCIO DE LOYOLA E FAUSTINA KOWALSKA
De Santa Teresa de Lisieux, o documento recorda o fato de chamar Jesus de “Aquele cujo coração batia em uníssono com o meu” (134) e suas cartas à Irmã Maria, que ajudam a não concentrar a devoção ao Sagrado Coração “no âmbito da dor”, como o daqueles que entendiam a reparação como uma espécie de “primado dos sacrifícios”, mas na confiança “como a melhor oferta, agradável ao Coração de Cristo” (138). O Pontífice jesuíta também dedica algumas passagens da Encíclica ao lugar do Sagrado Coração na história da Companhia de Jesus, enfatizando que, em seus Exercícios Espirituais, Santo Inácio de Loyola propõe ao exercitante “entrar no Coração de Cristo” em um diálogo de coração para coração. Em dezembro de 1871, o Padre Beckx consagrou a Companhia ao Sagrado Coração de Jesus e o Padre Arrupe voltou a fazê-lo em 1972 (146). As experiências de Santa Faustina Kowalska, recorda-se, repropõem a devoção “colocando uma forte ênfase na vida gloriosa do Ressuscitado e na misericórdia divina” e, motivado por elas, São João Paulo II também “relacionou intimamente a sua reflexão sobre a misericórdia com a devoção ao Coração de Cristo” (149). Falando da “devoção da consolação”, a Encíclica explica que, diante dos sinais da Paixão conservados pelo coração do Ressuscitado, é inevitável “que o fiel queira responder” também “à dor que Cristo aceitou suportar por causa de tanto amor” (151). E pede “que ninguém ridicularize as expressões de fervor devoto do santo povo fiel de Deus, que na sua piedade popular procura consolar Cristo” (160). Pois que, então, “desejando consolá-lo, saímos consolados” e assim “também nós possamos consolar aqueles que estão em qualquer tribulação” (162).

A DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE CRISTO NOS ENVIA AOS IRMÃOS
O quinto e último capítulo, “Amor por amor”, aprofunda a dimensão comunitária, social e missionária de toda autêntica devoção ao Coração de Cristo, que, ao mesmo tempo que “nos conduz ao Pai, envia-nos aos irmãos” (163). De fato, o amor aos irmãos é o “maior gesto que possamos oferecer-lhe para retribuir amor por amor” (167). Olhando para a história da espiritualidade, o Pontífice recorda que o empenho missionário de São Charles de Foucauld fez dele um “irmão universal”: “deixando-se plasmar pelo Coração de Cristo, quis abraçar no seu coração fraterno toda a humanidade sofredora” (179). Francisco fala então de “reparação”, como explicava São João Paulo II: “entregando-nos em conjunto ao Coração de Cristo, ‘sobre as ruínas acumuladas pelo ódio e pela violência, poderá ser construída a civilização do amor tão desejada, o Reino do Coração de Cristo’” (182).

A MISSÃO DE FAZER O MUNDO SE APAIXONAR
A Encíclica recorda novamente com São João Paulo II que “a consagração ao Coração de Cristo ‘deve ser aproximada à ação missionária da própria Igreja, porque responde ao desejo do Coração de Jesus de propagar no mundo, através dos membros do seu Corpo, a sua total dedicação ao Reino’. Por conseguinte, através dos cristãos, ‘o amor difundir-se-á no coração dos homens, para que se construa o Corpo de Cristo que é a Igreja e se edifique uma sociedade de justiça, de paz e de fraternidade’” (206). Para evitar o grande risco, sublinhado por São Paulo VI, de que na missão “se digam e façam muitas coisas, mas não se consiga promover o encontro feliz com o amor de Cristo” (208), precisamos de “missionários apaixonados, que se deixem cativar por Cristo” (209).

A ORAÇÃO DE FRANCISCO
O texto se conclui com a seguinte oração de Francisco: “Peço ao Senhor Jesus Cristo que, para todos nós, do seu Coração santo brotem rios de água viva para curar as feridas que nos infligimos, para reforçar a nossa capacidade de amar e servir, para nos impulsionar a fim de aprendermos a caminhar juntos em direção a um mundo justo, solidário e fraterno. Isto até que, com alegria, celebremos unidos o banquete do Reino celeste. Aí estará Cristo ressuscitado, harmonizando todas as nossas diferenças com a luz que brota incessantemente do seu Coração aberto. Bendito seja!” (220).

Fonte: Vatican News / Escrito por Alessandro Di Bussolo

Foto: Divulgação

Logo do 150º Aniversário da Primeira Expedição Missionária das FMA

“É hora de reacender o fogo!” é o lema que acompanhará as celebrações do triênio em preparação aos 150 anos da primeira expedição missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (14 de novembro de 1877). A escolha do logo, entre as 39 propostas em concurso, recaiu sobre a criação de Valentina Calabrese, Gaia Greco, Angelica Buanne, Ilaria Fara (FMA), Anna Maria Spina (FMA), Gabriele Maria Calabrese, SDB, um grupo de animação missionária da Itália Central.

A Comissão Avaliadora, composta por FMA, leigos e jovens, expressa o sincero agradecimento a todos os participantes pelos apreciados trabalhos, recebidos de diversas partes do mundo, que demonstram uma marcada sensibilidade missionária e um grande sentido de pertença ao Instituto, aliado a aptidões e competências artísticas.

Maria Auxiliadora: a figura de Maria escolhida para este logotipo é a da Auxiliadora “roubada” da sacristia de Valdocco e dada por Dom Cagliero aos primeiros missionários no dia de sua partida. É a presença de “Maria Auxiliadora, que tem nos braços um Menino gracioso e sorridente […]. Dom Bosco o abençoou e o enviou aos missionários: ‘Traga-o, e que Nossa Senhora o abençoe e o acompanhe ao longo da viagem’". (Crônica, vol. 2, 288). Maria e Jesus tornam-se, portanto, os companheiros de viagem do logo que protegem e guardam cada missão.

O navio: reproduz de forma estilizada a embarcação vista na foto da primeira expedição missionária. Aquele enorme navio, que se perderá visivelmente no meio do mar para chegar a terras distantes e levar também o carisma salesiano feminino à América.

As vigias do navio: são uma referência ao navio, mas em seu número recordam os cinco continentes onde hoje estão presentes as Filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, recordam o rosário, oração diária e inevitável para todas as FMA.

A cruz: fica bem alto no navio para recordar o sacrifício que os missionários assimilam na sua partida, um sacrifício vivido em cada missão, um sacrifício necessário para que ela se torne fecunda.

As primeiras seis missionárias: as seis figuras do navio estão próximas umas das outras e rodeadas pela sombra de Maria, que as acompanha. Formam um único elemento – a comunidade – e, na diversidade de alturas e formas, reproduzem a forma de um fogo, testemunho do Espírito que acompanha e inspira o sonho missionário das FMA, mas também sinal que recorda o fogo de o amor de Deus que Madre Mazzarello convida a manter vivo.

O círculo que delimita o logo: o logo está inscrito em um círculo que circunda o desenho. Esta não é apenas uma escolha estilística que confere compacidade ao logotipo, mas o ímpeto da linha recorda o dinamismo missionário da Congregação no mundo e dá forma a uma auréola, sinal da santidade quotidiana trazida pelos missionários para o exterior.

No dia 14 de novembro de 2024, com transmissão ao vivo da Casa Geral do Instituto das FMA de Roma, Madre Chiara Cazzuola abrirá oficialmente o triênio de preparação para o 150º aniversário (1877-2027) da primeira expedição missionária ao Uruguai.

Acesse as peças de divulgação do logo clicando aqui.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Foto: sdb.org

Celebração Litúrgica de São Luís Guanella

Nascimento: 19/12/1842
Beatificado: 25/10/2011
Canonizado: 23/10/2011
Celebração Litúrgica: 24 de outubro
Falecimento (nascimento para o céu): 24/10/1915

A vida do Padre Guanella, como a de Dom Bosco, também foi traçada por um sonho que teve aos nove anos, dia da sua Primeira Comunhão: uma Senhora (como ele definiu Nossa Senhora em sua narração) mostrou-lhe tudo o que haveria de fazer em favor dos pobres. Desde a infância, a sua vida foi uma longa corrida para estar presente onde houvesse um brado de ajuda e um socorro a oferecer. 

Luís Guanella nasceu em Fraciscio, povoado do município de Campodolino, diocese de Como, em 19 de dezembro de 1842. O sacramento do Batismo foi-lhe administrado no dia seguinte. Os pais, Lourenço e Maria Bianchi, eram cristãos exemplares, entregues à família, ao trabalho do campo e ao pastoreio. Em família, era costume não só a récita do Rosário, como também a leitura da vida dos santos, experiência que caracterizou a atividade apostólica da sua vida. O pai, Lourenço, por 24 anos prefeito de Campodolcino, antes sob o governo austríaco e, depois, após a unificação da Itália (1859), era severo e autoritário; enquanto a mãe, Maria Bianchi, era afável e paciente.

Dos 13 filhos, quase todos chegaram à idade adulta. Aos doze anos, Luís obteve um lugar gratuito no Colégio Gallio, de Como, e continuou depois os estudos nos seminários diocesanos (1854-1866). Sua formação cultural e espiritual é a comum dos seminários da Lombardia e do Vêneto, por longo período sob o controle dos governantes austríacos. O curso teológico era pobre de conteúdo cultural, mas atento aos aspectos pastorais e práticos: teologia moral, ritos e pregação, além da formação pessoal de piedade, santidade e fidelidade. A vida cristã e sacerdotal alimentava-se na devoção comum entre a população cristã. Esta base concreta pôs o jovem seminarista muito próximo do povo e em contato com a vida que esse povo levava.

Quando retornava à sua cidade para as férias de outono, imergia na pobreza dos vales alpinos, interessava-se pelas crianças, idosos e doentes do lugar, socorrendo-os em suas necessidades. Nos retalhos de tempo, apaixonava-se pela questão social, recolhia e estudava ervas medicinais, afervorava-se na leitura da história da Igreja.

No seminário teológico, familiarizou-se com o bispo de Foggia, dom Bernardino Frascolla, encarcerado na prisão de Como e, depois, obrigado à prisão domiciliar no seminário (1864-1866), e tomou conhecimento da hostilidade que dominava as relações entre o Estado unitário e a Igreja. Este bispo ordenou sacerdote o Pe. Guanella em 26 de maio de 1866. Naquela ocasião, Pe. Guanella disse: “Quero ser uma espada de fogo no santo ministério”. 

O novel sacerdote entrou com entusiasmo na vida pastoral de Valchiavenna (Prosto, em 1866, e Savogno, nos anos 1867-1875). Desde os inícios, em Savogno, revelou os seus interesses pastorais: instrução de crianças e adultos, elevação religiosa, moral e social dos paroquianos, defesa do povo contra os assaltos do liberalismo e atenção privilegiada aos mais pobres. Não dispensava intervenções combativas quando se via injustamente freado ou contradito pelas autoridades civis no seu ministério, de modo que foi logo marcado entre os sujeitos perigosos (lei da suspeição), sobretudo depois de publicar um livreto polêmico. 

Entrementes, em Savogno, aprofundava o conhecimento de Dom Bosco e da obra do Cottolengo; chegou a convidar Dom Bosco para abrir um colégio no vale. Desejoso de uma experiência religiosa mais radical, foi a Turim para unir-se a Dom Bosco em 1875, emitindo a profissão temporária na Congregação Salesiana. Nos dois primeiros anos vividos como salesiano, foi diretor do oratório São Luís, no bairro San Salvario, em Turim, e em novembro de 1876 foi encarregado de abrir um novo oratório em Trinità di Mondovì. Em 1877, foram-lhe confiadas as vocações adultas, que Dom Bosco denominara “Obra dos Filhos de Maria”. A admiração por Dom Bosco tinha uma profunda raiz também em seu temperamento, muito semelhante ao de Dom Bosco: ambos eram empreendedores, apóstolos da caridade, decididos, profundamente pais e com grande amor pela Eucaristia, por Nossa Senhora e pelo Papa. A espiritualidade e a pedagogia salesiana serviram de base para a formação e a missão do futuro fundador. Na escola de Dom Bosco, ele aprendeu a abordagem amável e firme dos jovens e a vontade educativa de prevenir, mais do que curar; e o desejo de salvar os irmãos com o impulso de uma grande caridade apostólica.

O bispo de Como chamou-o de volta à diocese e o Pe. Guanella retornou com o sonho de fundar uma instituição que recolhesse meninos carentes. Abriu uma escola que, em seguida, precisou fechar devido à hostilidade das autoridades civis. “A hora da misericórdia”, como o Pe. Guanella chamava o momento propício do favor divino, chegou em novembro de 1881, quando foi para Pianelle Lario como pároco, encontrando algumas jovens entregues à assistência dos necessitados. O grupo de jovens mulheres será a fonte de uma nova congregação: as Filhas de Santa Maria da Providência. O zelo e a caridade apostólica do Pe. Luís aumentaram a obra benéfica até permitir expandir a atividade no coração da cidade de Como. Elas iniciaram a atividade da “Casa Divina Providência”, que se tornou, depois, a casa mãe das duas congregações, masculina e feminina. Com os pobres também aumentavam os braços e os corações para assisti-los e amá-los. Junto à congregação das irmãs, o Pe. Guanella reuniu também um grupo de sacerdotes que chamou de “Servos da Caridade”. “Não se pode parar enquanto existirem pobres a socorrer”, repetia com frequência em suas peregrinações pelas chagas da pobreza. Para tanto, as duas congregações religiosas iam se difundindo em várias regiões italianas e, na vizinha Confederação Helvética, no Cantão dos Grigioni e no Cantão Ticino.

Em 1904, Luís Guanella realizou o sonho de chegar à Cidade Santa, Roma, para estar ao lado do Papa e demonstrar a própria fidelidade à Igreja graças ao testemunho luminoso de caridade e ardor apostólico. O Papa Pio X, que compreendera a grandeza de espírito do Pe. Guanella, estimou-o e confidenciou-lhe o desejo de construir uma igreja dedicada ao “Trânsito de São José”. Ao lado da paróquia, surgiu também a “Pia União do Trânsito de São José”, uma associação de oração pelos moribundos. São Pio X quis ser o primeiro dos inscritos. 

O zelo missionário levou-o à América do Norte, entre os imigrantes italianos. Em dezembro de 1912, aos setenta anos, o Pe. Guanella embarcou para os Estados Unidos. Sua última intervenção extraordinária em vida deu-se em janeiro de 1915, quando quis permanecer em Roma para servir de ajuda às vítimas do terremoto do Abruzzo. Ao seu lado, atuou com zelo o venerável Aurélio Bacciarini, primeiro pároco da paróquia do “Trânsito de São José”, seu sucessor no governo da Congregação dos Servos da Caridade e chamado depois ao ministério episcopal na diocese de Lugano, Suíça. Os achaques da velhice, o ingresso da Itália na Primeira Guerra Mundial e o comprometimento de alguns coirmãos no front militar minaram a sua saúde. Em seus escritos, Pe. Guanella deixara esta mensagem: “A morte é como uma mãe que abraça o filho [...], é o anjo que nos reconduz à pátria”. Aquela mãe, luminosa como um anjo, passou às 11h15min do domingo 24 de outubro de 1915.

Pe. Guanella e Dom Bosco, ambos sacerdotes e grandes amigos, viveram numa época caracterizada por profundas transformações e grandes desequilíbrios sociais; agiram como apóstolos da caridade e passaram toda a vida trabalhando pela salvação de cada homem e pela construção de uma sociedade melhor. A profunda ligação entre os dois e a devoção do Pe. Guanella por Dom Bosco tornaram-se célebres numa oração que o Pe. Guanella escreveu na revista mensal da sua obra, A Divina Providência, em agosto de 1908: “A grande alma de João Bosco que protege profundamente a Congregação dos seus filhos, os Salesianos, já numerosos a ponto de não se poder contar, volte benigno seus olhares sobre os Institutos da Divina Providência, e estenda benévola a sua proteção sobre aqueles que a estas obras pertencem e especialmente ao seu devoto admirador e aluno. Sacerdote Luís Guanella”.

Na ocasião da canonização, o Papa Bento XVI recordou que “graças à profunda e continuada união com Cristo, na contemplação do seu amor, o Pe. Guanella, guiado pela Providência divina, tornou-se companheiro e mestre, conforto e consolação dos mais pobres e dos mais fracos. O amor de Deus animava nele o desejo do bem pelas pessoas que lhe eram confiadas, na realidade da vida cotidiana [...]. Colocava uma acurada atenção no caminho de cada um, respeitando seus tempos de crescimento e cultivando no coração a esperança de que cada ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, experimentando a alegria de ser amado por Ele – Pai de todos –, pode tirar e dar aos outros o melhor de si. É possível sintetizar toda a sua história humana e espiritual nas últimas palavras que pronunciou no leito de morte: ‘In caritate Christi’. É o amor de Cristo que ilumina a vida de todo homem, revelando que no dom de si ao outro não se perde nada, mas se realiza plenamente a nossa verdadeira felicidade”.

Confira algumas imagens clicando aqui.

Confira o Acervo Salesiano no portal da RSB e conheça mais sobre as personalidades da Santidade Salesiana: rsb.org.br/acervo-salesiano/santidade-salesiana

Fonte: sdb.org

Foto: Inspetoria São João Bosco

Nota de Pesar pelo falecimento do Irmão Raymundo Rabelo de Mesquita 

Comunicamos com pesar o falecimento do Irmão Raymundo Rabelo de Mesquita, SDB, no dia 22 de outubro de 2024, terça-feira, em Belo Horizonte (MG), aos 91 anos de idade, dos quais 72 anos como Salesiano de Dom Bosco.

Ir. Mesquita teve uma significativa contribuição na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo um dos responsáveis pela constituição do CESAM (então Centro Salesiano do Menor, hoje, Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador) em 1973.

 

SOBRE IRMÃO RAYMUNDO RABELO DE MESQUITA

Irmão Raymundo Rabelo de Mesquita nasceu em 04 de novembro de 1932, em Oliveira (MG). Filho do Sr. Domingos Rabelo de Mesquita e da Sra. Arminda Cândida de Mesquita, ingressou no Aspirantado Salesiano aos 13 anos, em 1945, em São João Del Rei (MG).

Influenciado por muita leitura de material que vinha de Roma sobre a atuação dos salesianos irmãos (coadjutores), sentiu-se apaixonado por esta vocação laical, pois eles se “envolviam com a massa, diretamente nas escolas profissionais, no mundo do trabalho”. Assim sendo, fez sua primeira profissão religiosa, em 31 de janeiro de 1952, em Barbacena (MG), na condição de Salesiano Coadjutor. Entre 1952 e 1954, cursou Filosofia em São João Del Rei (MG), onde também atuou na padaria.

Entre 1955 e 1957, foi tirocinante no antigo patronato de São João Del Rei (MG) que recebia meninos vindos de Belo Horizonte e de outras regiões. Em 16 de janeiro de 1958, professou os votos perpétuos, em Cachoeira do Campo (MG).

Entre 1958 e 1961, trabalhou no patronato de Pará de Minas (MG) e, entre 1962 e 1972, foi transferido para trabalhar no internato de Cachoeira do Campo (MG). Nos anos seguintes, Ir. Mesquita se dedicou, de forma mais intensa, à defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

Com efeito, ele teve uma contribuição significativa na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), participando ativamente nos debates e conselhos que moldaram essa importante legislação.

Igualmente, desempenhou com zelo a pastoral do menor, junto aos meninos em situação de rua e de vulnerabilidade social, tendo sido um dos responsáveis pela constituição do CESAM (então Centro Salesiano do Menor, hoje, Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador) em 1973, começando com o que chamava de “vigilantes mirins”.

Por sua longa trajetória missionária e pastoral em defesa dos direitos das crianças, foi homenageado durante a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 21 de outubro de 2015, em Caeté (MG).

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Foto: Comunicação Social – Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora e Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

FEST 2024 celebra a capacidade de transformação do mundo pelos jovens

Na manhã deste sábado, 19 de outubro, o Colégio Santa Teresinha, localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo (SP), recebeu a 24ª edição do maior Festival da Juventude Salesiana - o FEST 2024, realizado anualmente, em sinergia, pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e os Salesianos de Dom Bosco (SDB). Mais de 4 mil jovens, de inúmeras presenças de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, compareceram neste encontro cheio de alegria, santidade e muita convivência.

Jovens como a Ana Clara, do Instituto Madre Mazzarello, e o Victor Sousa, do Colégio Santa Teresinha, falaram sobre o compromisso com a missão e nos lembraram da importância de estarmos juntos, celebrando a juventude e a fé que nos une. Para eles, o FEST é muito mais do que um encontro, sendo uma oportunidade de fortalecer a caminhada cristã, além de criar laços de amizade e viver o carisma salesiano de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

Logo pela manhã, após a recepção de todos os grupos, foi realizada a tradicional Celebração Eucarística, presidida pelo Inspetor, Padre Alexandre Luis de Oliveira (SDB), e com a presença da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti (FMA), e demais Irmãs Salesianas e Salesianos de Dom Bosco.

Após a celebração, a “Escola de Samba Dom Bosco”, de Itaquera, fez a juventude vibrar com uma aparição surpresa, cheia de alegria e, em primeira mão, apresentando ao público o enredo do Carnaval 2025: "O Circo Místico das Ilusões".  Os jovens acompanharam a performance da escola, que reuniu parte de seus integrantes, ritmistas e intérpretes, trazendo para o coração do FEST a energia salesiana expressa pela agremiação. Foi puro samba no pé e fé no coração!

CARISMA SALESIANO
Apesar do tempo chuvoso, Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (FMA), coordenadora para a pastoral juvenil, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, fez questão de ressaltar o “sol” que irradiava no ambiente por meio da presença dos jovens: “O FEST, como todos sabem, é essa alegria, é essa movimentação, esse dinamismo da juventude salesiana. E a gente não vê diferente. Mesmo o tempo estando nublado e chovendo, aqui tem muito sol. Porque tem muita energia, muita alegria e muita vibração da juventude salesiana. E é assim que a gente vê o FEST de 2024: sonhando com a juventude, nós seguimos avante [...]”.

Padre Cláudio Motta (SDB), atual delegado para a pastoral juvenil, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, expressou a sua alegria em mais um ano com a Juventude Salesiana, e sobre a expectativa voltada para o próximo ano, quando o FEST vai celebrar 25 anos de história:
“Falar do FEST é falar da celebração da vida, do momento bonito que estamos aqui vivendo e sendo motivados, já para o próximo ano, no qual viveremos os 25 anos do FEST. [...] Nossa alegria é poder dizer aos jovens: Dom Bosco está contigo, Madre Mazzarello, também, lá do céu, intercede por toda a juventude. [...] Isso é o FEST. É o Festival da Juventude Salesiana”.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Ao longo de todo o dia, os presentes participaram de uma série de atividades recreativas e culturais, que incluíram apresentações artísticas, modalidades poliesportivas, além de momentos de convívio e acesso à “Tenda Vocacional”, na qual o público presente pode conversar e esclarecer suas dúvidas sobre o caminho vocacional cristão.

Todas as atividades visavam fortalecer os laços entre os jovens e proporcionaram um ambiente de aprendizado e de entretenimento. Além disso, o evento ofereceu um momento especial de espiritualidade, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, em mais uma oportunidade de reflexão e conexão espiritual.

Escrito por Eduardo Freire / Fotos: Comunicação Social – Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora e Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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Dia Mundial de Combate ao Bullying e o Em Rede Cast

No dia 20 de outubro, celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, uma data dedicada à conscientização e prevenção desse comportamento prejudicial. O bullying, caracterizado por agressões físicas, verbais ou psicológicas, é um problema que afeta milhões de crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo, tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços de convivência. Esse comportamento pode ter consequências sérias, incluindo impacto na autoestima, saúde mental e desempenho escolar, podendo, em casos extremos, levar a consequências trágicas.

A data foi instituída para promover a conscientização global sobre a gravidade do bullying e incentivar a criação de estratégias eficazes para combatê-lo. O movimento começou com iniciativas locais de países como os Estados Unidos, Espanha e Japão, ganhando relevância internacional nos últimos anos, graças ao crescente debate sobre o tema nas escolas, redes sociais e mídia.

O QUE É O BULLYING?
O bullying se manifesta de várias formas: agressões físicas, como empurrões e socos; ofensas verbais, como insultos, apelidos maldosos e humilhações; e bullying psicológico, caracterizado por exclusão social, espalhar boatos ou constrangimentos públicos. Com a popularização das tecnologias digitais, o cyberbullying também tem se tornado uma preocupação crescente, já que atinge as vítimas de forma mais ampla e pode ocorrer a qualquer momento, além dos limites físicos.

DICAS DE COMO COMBATER O BULLYING
Para o combater de maneira eficaz, é importante que o governo e toda a comunidade – escolas, famílias, profissionais de saúde e os próprios jovens – trabalhem em conjunto. Abaixo, conheça algumas dicas práticas para prevenir e lidar com o desafio do bullying:

  1. Promover a empatia e o respeito: Desde cedo, as crianças devem aprender a respeitar as diferenças e entender as consequências de suas ações nos sentimentos dos outros. A educação para a empatia, tanto em casa quanto na escola, é fundamental.
  2. Estabelecer diálogo aberto: É essencial que crianças e adolescentes sintam-se à vontade para conversar com seus pais e professores sobre o que vivenciam no cotidiano escolar. O diálogo aberto ajuda a identificar casos de bullying e a tomar medidas rápidas para contê-los.
  3. Incentivar a denúncia: Muitos casos de bullying continuam por medo ou vergonha das vítimas de denunciar. Por isso, é importante criar um ambiente seguro onde a denúncia seja vista como um ato de coragem, e não de fraqueza.
  4. Treinamento de educadores: Professores e funcionários das escolas precisam estar preparados para identificar os sinais de bullying e intervir de forma eficaz, promovendo a inclusão e combatendo o isolamento.
  5. Campanhas de conscientização: A realização de palestras, debates e campanhas de conscientização ajuda a difundir informações sobre o tema e a promover uma cultura de respeito e acolhimento.
  6. Monitorar o uso de redes sociais: O cyberbullying é uma extensão moderna do bullying tradicional. Pais e educadores devem acompanhar o uso de redes sociais por crianças e adolescentes, estabelecendo limites saudáveis e dialogando sobre os riscos do uso inadequado da internet.
  7. Criar programas de apoio: O acolhimento emocional é importante para quem sofre bullying. Escolas podem criar programas de apoio psicológico, que ofereçam ajuda não apenas às vítimas, mas também aos agressores, buscando uma solução que promova a reconciliação e a mudança de comportamento.

EM REDE CAST – CÍRCULOS JURÍDICOS

O Em Rede Cast, podcast e videocast da Rede Salesiana Brasil (RSB), em sua temporada dedicada aos Círculos Jurídicos, lançará seu primeiro episódio com foco no tema do Bullying e Cyberbullying na segunda-feira (21). O episódio conta com a participação da Diretora da Escola Salesiana Brasília (ESB), Neusa Bueno, e do Advogado Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira, que discutem o impacto dessas práticas no ambiente escolar e a importância de uma abordagem jurídica para lidar com os desafios. A conversa destaca a definição de bullying e cyberbullying, suas diversas formas, além de comentar as consequências emocionais e sociais dessas práticas. 

O episódio oferece ainda algumas sugestões de estratégias para prevenir o bullying nas escolas e em plataformas on-line. Neusa Bueno e Hugo Cysneiros também discutem as leis que protegem as vítimas e medidas disciplinares que podem ser tomadas contra os agressores, reforçando o papel fundamental da família, da escola, dos educadores e dos colegas na prevenção e combate ao bullying.

O Dia Mundial de Combate ao Bullying nos lembra da importância de cultivar uma cultura de respeito e inclusão, onde todas as crianças e jovens possam se sentir seguros para aprender e crescer. Somente através da ação conjunta e contínua será possível construir um futuro em que o bullying seja erradicado da sociedade como um todo.

Escrito por Janaína Carlos de Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil 

Foto: Acervos pessoais dos Missionários e Missionárias entrevistados

Dia Mundial das Missões: Uma Celebração do Compromisso Missionário da Igreja

O Dia Mundial das Missões é celebrado anualmente no penúltimo domingo de outubro, unindo católicos de todo o mundo em torno de uma missão fundamental: levar a mensagem do Evangelho a todas as nações e promover a solidariedade com as comunidades mais necessitadas. Instituída em 1926 pelo Papa Pio XI, essa data foi criada com o intuito de fortalecer o trabalho missionário da Igreja e inspirar os fiéis a contribuírem, tanto espiritual quanto materialmente, para as obras missionárias em regiões carentes ou afastadas.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2024, o Papa Francisco conta que o tema da celebração é retirado da parábola evangélica do banquete nupcial: “Ide e convidai a todos para o banquete” Mt 22, 9. “Refletindo sobre esta frase-chave, no contexto da parábola e da vida de Jesus, podemos ilustrar alguns aspetos importantes da evangelização. Tais aspetos revelam-se particularmente atuais para todos nós, discípulos-missionários de Cristo, nesta fase final do percurso sinodal que, de acordo com o lema ‘Comunhão, participação, missão’, deverá relançar na Igreja o seu empenho prioritário, isto é, o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo”.
Confira, na íntegra, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial Das Missões 2024 clicando aqui.

A IMPORTÂNCIA DAS MISSÕES PARA A SOCIEDADE
As missões desempenham um papel crucial não apenas no campo religioso, mas também no desenvolvimento social e humano. Missionários e missionárias atuam em regiões remotas ou em áreas de conflito, onde muitas vezes são os únicos a oferecer assistência médica, educacional e espiritual. Ao promover a dignidade e os direitos das pessoas, as missões contribuem significativamente para a construção de uma sociedade mais solidária e pacífica.

Em tempos de crise econômica e de crescentes desafios globais, como a pandemia e as mudanças climáticas, o trabalho missionário se torna ainda mais necessário. Ele promove o desenvolvimento sustentável das comunidades, fortalecendo o espírito de solidariedade entre povos de diferentes culturas e religiões. As missões também incentivam o voluntariado e o engajamento social, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a justiça e a paz.

Nesse contexto, conheça o que significa ser um(a) missionário(a) Salesiano(a) nas palavras de quem se dedica à missão diariamente:

 

A Igreja recorda que todos os batizados são chamados a ser missionários, seja através de orações, contribuições financeiras ou do engajamento direto em obras missionárias. A missão é, acima de tudo, uma expressão de amor ao próximo e um convite à construção de um mundo mais fraterno. Que este chamado ressoe nos corações de todos, inspirando novos caminhos de solidariedade e evangelização.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Divulgação

Conheça 6 curiosidades sobre o Mês Missionário

Saiba aqui por que outubro é o Mês Missionário:
 
1 - SANTA TERESINHA
O Mês Missionário é celebrado em outubro, que começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões.
 
2 - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
Em 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial das Missões, que é celebrado no terceiro domingo de outubro, o que deu origem ao Mês Missionário.
 
3 - CNBB E POM
No Brasil, o Mês Missionário é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), como um período de reflexão e de ação missionária em todo o país.
 
4 - LEMA
O lema do Mês Missionário neste ano foi escolhido pelo Papa Francisco e retirado do Evangelho de Mateus: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt, 22,9).
 
5 - TEMA
Já o tema do Mês Missionário de 2024 é: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”. Este tema nos chama a refletir sobre o papel central do Espírito Santo na vida missionária da Igreja.
 
6 - COMPROMISSO
No Mês Missionário, a Igreja Católica nos convida a refletir sobre o compromisso missionário de todo cristão; para sermos “Igreja em saída” e testemunhas vivas do Evangelho de Cristo no mundo.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil

Foto: Vatican News

Amazônia, Migração e Sinodalidade: Destaques da 3ª Semana do Sínodo

Na terceira semana do XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que teve início em 2 de outubro de 2024, os debates continuam seguindo o aprofundamento da sinodalidade como eixo fundamental para a missão da Igreja. Um ponto forte dessa semana foi o discernimento eclesial como prática essencial para decisões sinodais, buscando sempre a presença do Espírito Santo em todos os batizados, independentemente de gênero, vocação ou ministério, como destacou o documento Episcopalis Communio: “Ouvir Deus e as pessoas, ‘a ponto de respirar nelas a vontade à qual Deus nos chama’, e assim buscar ‘um consenso que brota não da lógica humana, mas de uma obediência comum ao Espírito de Cristo’”.

A temática da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) também foi central, ressaltando a necessidade de criar processos sinodais contínuos em missão, como resposta aos desafios ambientais e sociais da região amazônica. O cardeal Michael Czerny destacou que a sinodalidade da Amazônia reflete a interconexão entre todos, inclusive em torno da sacralidade da criação: “[O Sínodo para a Amazônia] nos encorajou a trabalhar, como diz o tema, para descobrir novos caminhos para a Igreja e a ecologia integral".

Em meio a essas discussões, a sessão refletiu sobre a escuta como caminho para conversão, uma prática que não apenas transforma estruturas, mas atitudes. Foi levantado o papel das mulheres na Igreja, especialmente no contexto amazônico, onde já exercem liderança significativa nas comunidades.

No campo cultural, o Sínodo realizou uma exibição do filme Io Capitano, sobre migração. A produção audiovisual foi candidata oficial ao Oscar 2024 como melhor filme internacional e venceu o Leão de Prata no 80º Festival de Cinema de Veneza. Io Capitano reforça a necessidade de acolhimento e solidariedade aos migrantes, em consonância com as prioridades pastorais do Papa Francisco.

Com essas reflexões, a terceira semana encerrou-se focada na missão da Igreja, enraizada na cultura e localidade de cada contexto, sempre guiada pela escuta do Espírito Santo.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do Vatican News

Foto: ShutterStock ID 2367620875

Dia de Santa Teresa D’Ávila - Padroeira do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Em 15 de outubro, a Igreja celebra o Dia de Santa Teresa de Ávila, figura central na história da espiritualidade católica. Além de sua vida marcada pela profunda mística e reforma do Carmelo, Santa Teresa também exerce um papel especial como padroeira do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), escolhido diretamente por Dom Bosco, fundador da ordem.

Dom Bosco reconhecia em Santa Teresa de Ávila a capacidade única de integrar uma vida de profunda contemplação com uma atividade incansável. Seu carisma, que equilibra oração e ação, foi um modelo essencial para a missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora, que seguem o lema de harmonizar vida ativa e contemplativa, inspirado na espiritualidade teresiana. Assim como Santa Teresa, as FMA são chamadas a viver na alegria, na simplicidade e no zelo apostólico, cativando almas e conduzindo-as à santidade.

A influência de Santa Teresa também pode ser vista na formação de Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora das FMA, que foi moldada tanto pela leitura direta das obras de Teresa quanto pelos ensinamentos do Pe. Giuseppe Frassinetti, impregnados da doutrina teresiana. As "amizades espirituais" promovidas por Santa Teresa, baseadas no apoio mútuo e na busca coletiva da santidade, marcaram profundamente o modo de vida comunitário e a missão das Filhas da Imaculada, precursoras das FMA.

Para Santa Teresa, a oração era essencialmente uma relação de amizade com Deus, e essa experiência molda a vida espiritual das Filhas de Maria Auxiliadora. A oração, para elas, não é apenas um dever, mas um encontro constante com Aquele que as ama, permitindo que a ação apostólica seja um reflexo desse amor divino.

Assim, a espiritualidade de Santa Teresa continua viva na missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, unindo contemplação e serviço ao próximo, na busca de uma educação integral que forme "bons cristãos e honestos cidadãos", como desejava Dom Bosco. Santa Teresa de Ávila permanece, portanto, como uma fonte de inspiração e uma guia espiritual para todas as irmãs que seguem sua herança de oração, alegria e missão.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da rede Salesiana Brasil 

Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

6º Comm Talks sobre a missão como hospitalidade profética

A missão como hospitalidade profética é o tema central do 6º Comm TalkS, iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, mesmo na diversidade das expressões.

Aprofunda o tema o Pe. Samuel Komlanvi Amaglo, Salesiano de Dom Bosco, Vice-Reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde é professor de missiologia e encarregado do Curso de Formação permanente de Pastoral Missionária.

“O uso do conceito de missão e de missionário é complexo e ‘o que seja a missão’ é de fato difícil de definir. A crise atual da definição da missão parte de uma abordagem do centro para as periferias, da Trindade para a humanidade, da Igreja para o mundo e do Ocidente para o resto da humanidade”, observa o Pe. Samuel, que inicia a reflexão falando de uma mudança de paradigma da missão.

Na interculturalidade, que encoraja a acolher o outro assim como é e responde também à exigência salesiana do “viver e trabalhar juntos”, vê um caminho para a hospitalidade profética que se torna aceitação recíproca.

“Na perspectiva salesiana, um dos desafios da missão hoje é encontrar irmãos e irmãs que te acolham, que te acompanhem, que te ajudem a ser fiel e a dar fruto. Numa Igreja sinodal e em saída missionária, a Família Salesiana é chamada, como Dom Bosco e Madre Mazzarello, a sonhar uma missionariedade aberta ao diálogo e à hospitalidade profética”.

A intervenção do Pe. Samuel oferece uma reflexão útil que pode ser partilhada nos grupos e nas Comunidades por ocasião do outubro missionário e em vista do Triênio de preparação para o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária (14 de novembro de 1877).

O vídeo está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português e espanhol (nas configurações do YouTube). Todos os Comm Talks permanecem à disposição no Canal Youtube CGFMANET e se podem  recuperar do banner lateral na página inicial do site do Instituto.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Foto: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

Celebração Litúrgica de Alexandrina Maria da Costa

Nascimento: 30/03/1904
Venerável: 21/12/1995
Beatificação: 25/04/2004
Celebração Litúrgica: 13 de outubro
Falecimento (nascimento para o céu): 13/10/1955

No dia 13 de outubro de 2021, no dia do seu nascimento ao céu, a Família Salesiana celebra a memória litúrgica de Alexandrina Maria da Costa, Salesiana Cooperadora portuguesa, declarada beata pelo Papa João Paulo II em 25 de abril de 2004.

Alexandrina nasceu em 30 de março de 1904, em Balasar, na província do Porto. Aos 14 anos, fazendo um gesto de coragem diante de quem tenta atacá-la, pula da janela de casa. As consequências da queda a levaram, cinco anos depois, à paralisia total, constrangendo-a à imobilidade no leito por mais de 30 anos. Pede a graça da cura, mas Nossa Senhora dá-lhe a força para aceitar e abraçar o sofrimento pela salvação das almas. Dizia: “Não tenho outro desejo senão dar glória a Deus e salvar as almas”.

Vive uma intensa vida mística, em contínua união com Jesus presente nos Tabernáculos de todo o mundo. A sua missão era, de fato, ser como a lâmpada do Tabernáculo, para fazer companhia a Jesus Eucaristia. Era uma verdadeira alma eucarística: a partir de 27 de março de 1942 deixou de se alimentar, vivendo apenas da Eucaristia. Nos últimos anos da sua vida, muitas pessoas, atraídas pela fama de santidade, fazem-lhe visita e atribuem a própria conversão aos seus conselhos.

Desde 1944 o diretor espiritual de Alexandrina é o Pe. Umberto Pasquale, um Salesiano de Dom Bosco que, constatando sua grandeza espiritual, encoraja-a a continuar a ditar o seu diário.  Naquele ano, torna-se Salesiana Cooperadora e pede para colocar o diploma de filiação “de modo a tê-lo sempre sob os olhos”: “Sinto-me unida aos Salesianos e Cooperadores de todo o mundo. Quantas vezes olho o meu diploma de membro e ofereço meus sofrimentos, unida a todos eles, pela salvação dos jovens!”.

A 13 de Outubro de 1955 – dia em que em Portugal recorda-se a última aparição de Nossa Senhora aos três Pastorzinhos em Fátima (1917) e se celebra a festa de Nossa Senhora do Rosário – Alexandrina Maria da Costa morre em Balasar, onde é sepultada, de frente para o Tabernáculo.

É declarada Venerável em 21 de dezembro de 1995 e beatificada em 25 de abril de 2004 por João Paulo II, que, na homilia, diz: “Permeada e ardente de amor, não quer negar nada ao seu Salvador: com forte vontade, aceita tudo para demonstrar-lhe que o ama. Com o exemplo da Beata Alexandrina, expresso nos três verbos ‘sofrer, amar, reparar’, os cristãos possam encontrar o estímulo e a motivação para elevar tudo o que a vida tem de doloroso e triste através da prova do amor maior: sacrificar a vida por quem se ama”.

Um Centro Internacional de Espiritualidade Salesiana e um Centro para Salesianos Cooperadores acolhem jovens e peregrinos, que chegam a Balasar de todas as partes do mundo para rezar nos lugares de Alexandrina e aprofundar a espiritualidade.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice

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